Frederico Varandas, presidente do Sporting, deu uma entrevisa à revista alemã Kicker, à margem do início da caminhada na Liga dos Campeões 2025/26
Corpo do artigo
No estrangeiro, o Sporting é visto o terceiro grande, atrás de Benfica e FC Porto. Como vê isso? "De facto, desde o início dos anos 80 até ao nosso início em 2018, o Sporting ganhou pouco em comparação com os nossos rivais. Tenho 45 anos e pertenço à geração que mais sofreu com isso. Até me tornar presidente, como adepto, só tinha celebrado dois títulos de campeão, em 2000 e 2002."
Agora já venceu três campeonatos: "Com a Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga, são nove títulos. Foi precisamente essa ambição que me levou a querer dirigir o clube. Prometi a mim mesmo que as gerações mais jovens não deveriam passar pelo que a minha geração passou. Por isso compreendemos essa perceção externa do Sporting. É factual. Mas também é um facto que conseguimos inverter essa perceção. Hoje, o Sporting é líder em Portugal. Não tenho dúvidas de que a perceção de "terceiro grande" pertence ao passado."
Em 2018 apresentou-se como querendo unir o Sporting: "Não tenho dúvida alguma que uma das razões do insucesso do Sporting durante quatro décadas foi a instabilidade interna. Por isso, nos primeiros dois anos da nossa presidência, arrumámos a casa e criámos as bases para o sucesso que se seguiu. Quando tomámos posse o clube estava no pior momento da sua história. Não vencia o campeonato há 17 anos, por causa do ataque à Academia (maio de 2018) os nossos melhores jogadores tinham rescindido e não tínhamos sequer dinheiro suficiente para pagar os impostos no final do ano. Foi preciso começar do zero. Hoje reconquistámos o prestígio e a imagem internacional, mas queremos cimentar e consolidar essa imagem de líder do futebol português."
Como se faz isso? "Além da participação na Liga dos Campeões, isso inclui o reforço de uma das imagens de marca do Sporting em todo o mundo: a formação de talento. Somos reconhecidamente um dos melhores clubes formadores de jogadores do mundo há mais de 40 anos. Somos o único clube no mundo que formou dois bolas de ouro – Figo e Cristiano Ronaldo."
Cristiano Ronaldo pode regressar ao Sporting? "Cristiano Ronaldo já disse publicamente que não quer voltar a jogar futebol em Portugal. Cristiano é um símbolo de excelência e trabalho árduo, representando o espírito do nosso clube. Acredito que Ronaldo não só abre portas em termos de visibilidade, mas também reforça a nossa identidade e a nossa marca no cenário internacional. Fará sempre parte da história do Sporting. Será sempre uma referência e um embaixador do clube."