Declarações de Frederico Varandas, presidente do Sporting, à margem da apresentação oficial de João Pereira como novo treinador da equipa principal dos leões
Corpo do artigo
Frederico Varandas destacou a capacidade de João Pereira para justificar a aposta para a sucessão de Rúben Amorim, que rumou ao Manchester United. E acredita que, tal como antecessor, o antigo lateral vai atingir um elevado nível no futebol europeu.
"Uma apresentação que acontece sete meses antes do planeado e acaba por ser uma escolha simples, natural, mas que teve início há cerca de quatro anos. Conheço o João como jogador há mais de 13 anos. Quando era diretor clínico foi meu jogador em três momentos diferentes. Sempre mostrou liderança, caráter e um conhecimento e entendimento do jogo anormal para um jogador. São tudo características teóricas, decisivas para se ser treinador, mas uma coisa é um projeto outra é a realidade. João tinha de provar que seria treinador", disse o presidente do Sporting.
"Em 2021, convidámos João em janeiro para ser jogador, terminar a carreira e lançámos o desafio de iniciar ruma nova carreira. Aceitou, começou como adjunto dos sub-23, depois principal e treinador da equipa B do Sporting. Nestes três anos e meio foi crescendo enquanto treinador, constituindo e aperfeiçoando a equipa técnica. Convenceu a estrutura do futebol pela sua competência e liderança. Hoje aqui estamos. Quase cinco depois posso dizer que tenho o mesmo sentimento que tinha nesta sala. Disse-o na altura e hoje sinto o mesmo: tenho poucas dúvidas que João Pereira daqui a quatro ou cinco estará num dos clubes mais poderosos da Europa. Vai encontrar um grupo fabuloso um capitão fabuloso, um staff fabuloso e um Sporting que o vai proteger e permitir crescer enquanto treinador", prosseguiu.