Varanda da Câmara do Porto vai abrir para os festejos: "A cidade está sempre de braços abertos"
Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, garante que a sala de visitas da cidade está preparada para a celebração dos portistas. Visita da equipa garantida, mas ainda sem data.
Corpo do artigo
O FC Porto pode sagrar-se campeão nacional já amanhã - basta que faça um resultado melhor do que o Sporting - e a Avenida dos Aliados vai estar preparada para receber os adeptos que lá forem para festejar, de forma espontânea, a conquista do 30º título do clube.
Também a Câmara Municipal do Porto irá voltar a abrir as suas portas para receber a equipa na varanda, como é desejo de Pinto da Costa. "O presidente Rui Moreira já nos recebeu e, agora, se não nos recebesse, também íamos na mesma. Mas sei que estará à nossa espera", referiu o presidente portista na sexta-feira à noite.
No sábado, O JOGO falou com o autarca que confirmou a disponibilidade, lembrando apenas que ainda não há um dia definido para a receção formal.
"Primeiro, dizer que no Porto não gostamos de encomendar as faixas, dá quase azar. Ainda assim, em relação à possibilidade ser campeão já na segunda-feira [amanhã], porque há essa possibilidade, já acertámos com o FC Porto que a equipa irá para o Dragão, mas vamos articular celebrações na Câmara e nos Aliados. O FC Porto tem a expectativa de fazer a dobradinha e pode ser que só queiram fazer a seguir, mas vamos, naturalmente, fazer uma festa. Há dois anos não pudemos por causa da pandemia", recorda o edil portuense.
No fundo, haverá duas datas para a "comunhão" entre o clube e a cidade. "Uma a seguir ao jogo com o Vizela [sábado, dia 30] e outra após a dobradinha, como esperamos que aconteça. O edifício da Câmara está aberto e os Aliados também. O FC Porto vai dizer o que quer, em relação à sua agenda. A celebração é do FC Porto e não da Câmara, até porque o clube tem uma dimensão para além do município. Tem de haver esse respeito institucional. Teremos as pratas polidas", assegura.
A atual vantagem de nove pontos sobre o Sporting a apenas quatro jornadas para o termo da edição 2021/22 da Liga Bwin levou os profissionais da autarquia, juntamente com as forças de segurança, a antever os cenários possíveis para a festa dos adeptos. O FC Porto joga em Braga às 18 horas e o Sporting vai ao Bessa a seguir. Se a conjugação de resultados for favorável à abertura do champanhe, a sala de visitas da cidade estará pronta para os milhares de portistas.
"Já programámos isso. Temos as celebrações do 25 de abril nos Aliados [com um concerto do Sérgio Godinho] que vão acabar às 18h30 e haverá um palco que já dei ordens para manter se o FC Porto quiser, por exemplo, pode pôr lá um speaker para animar os adeptos. Íamos desmontá-lo, mas decidimos manter e, de certeza, que as pessoas vão a correr para os Aliados como é tradição. Está tudo preparado e estamos expectantes, não sabendo quando surge. Na segunda [amanhã], a equipa regressará ao Dragão, o que me parece um bom princípio para depois fazermos as celebrações com toda a pompa e circunstância", explica, dando a garantia de que os Paços do Concelho estarão abertos para receber Sérgio Conceição e a sua equipa.
"Temos de ir à varanda receber a equipa. A cidade está sempre de braços abertos para receber o FC Porto, comigo estará sempre. Com certeza, vamos receber a equipa na varanda e o FC Porto é que vai dizer quando é que é conveniente. Não me posso apropriar da data, tenho é de abrir a sala", frisa.
A acumulação de festejos até facilitam a logística e operação de segurança que estes festejos exigem por parte das autoridades, numa altura em que o nível de alerta em relação à pandemia baixou, não existindo restrições no que diz respeito ao ajuntamento de pessoas ao ar livre. "Temos o 25 de Abril e depois o 1.º de Maio, mas uma festa é sempre uma festa. E haver várias festas ao mesmo tempo é ótimo. Não tem problema nenhum", assegura Rui Moreira.