O Barreirense vai a votos na segunda-feira, 5 de fevereiro. Pela primeira vez desde 1975, há duas listas candidatas num ato eleitoral. Valter Jorge encabeça a lista F e vai concorrer contra Hugo Máximo, atual presidente e candidato da lista A
Corpo do artigo
Valter Jorge, bancário de 51 anos, mostra-se preocupado com a atual situação do Barreirense. “Conseguimos reunir uma equipa de gestão coesa e fortíssima e juntos queremos salvar o Barreirense da repetição de negócios ruinosos”, sublinha o candidato da lista F, a O JOGO, expondo algumas das suas principais preocupações: “Primeiro, passa pela sustentabilidade e saneamento financeiro, bem como a reorganização do clube. É essencial restaurar a confiança e credibilidade junto de todos os que se relacionam com o Barreirense. Queremos também duplicar o número de sócios, bem como alargar e aprofundar a parceria com as escolas, além de aumentar a presença do desporto feminino.”
Entre as ideias do candidato da lista F, está “a organização de um grande congresso do Barreirense, aberto a todos os adeptos e outras pessoas que estejam interessadas”, iniciativa que está dentro de um objetivo de “criar um ecossistema de valor e empatia, essencial no esforço de aumento de receitas, patrocínios e de presença social e desportiva do clube”.
Sobre o futebol de formação, Valter Jorge considera que tem de ser uma aposta forte do emblema do Barreiro nas diversas modalidades, nomeadamente no futebol e basquetebol. “As nossas equipas seniores têm de voltar a ter formação como base. É lamentável que os jogadores das nossas escolas, que já formaram magníficos valores, como João Cancelo [futebol] e Neemias Queta [basquetebol], estejam pouco representados nas equipas seniores”, atirou, delineando os principais objetivos para futebol e basquetebol: “Há ambição de fazer regressar a níveis competitivos condizentes com a longa e bonita história do Barreirense. Nos casos do futebol e do basquetebol, a Liga 3 e a Liga Profissional, respetivamente.”
A entrada de investidores para o futebol sénior não está nos planos. “Esse tema não será discutido”, garante.
Melhoria das instalações
A situação das instalações desportivas é algo que preocupa o candidato da Lista F. “Queremos que na sede do clube deixe de chover e que os atletas de treinador das diversas modalidades tenham condições para trabalhar. É necessário que o campo principal da academia seja substituído e também o relvado do campo da Verderena, este último que tem de ser convertido num complexo adequado às necessidades e ao futuro do clube”, realça.
De acordo com o Valter Jorge, o Barreirense também pode aceder a outros recintos do município. “Trata-se de infraestruturas municipais ou estaduais que o clube já utiliza. Podem ainda ser infraestruturas de outros clubes, numa lógica de parceria. Existem recintos que são menos utilizados e que o Barreirense, com bom-senso e respeito por outros clubes, poderia usar, conferindo-lhes mias utilidade”, vinca.
Natação e pool nos planos
Além da vontade de melhorar o que já existe, Valter Jorge tem planos para a criação de mais modalidades no Barreirense. “A nossa equipa quer fazer regressar a natação e o pool ao clube. Gostaríamos ainda de implementar outros desportos, mas não o faremos se não houver uma decisão dos sócios nesse sentido”, aponta Valter Jorge.