Imunização do plantel decorrerá na próxima semana, mas alguns jogadores ainda terão de esperar.
Corpo do artigo
A vacinação do plantel do FC Porto contra a covid-19 decorrerá na próxima semana, num dia ainda a determinar. O processo já arrancou ontem com Benfica e Santa Clara, os dois primeiros clubes da I Liga a entrar nas provas europeias [pré-eliminatórias] e, por isso, com prioridade.
No grupo comandado por Sérgio Conceição, há, contudo, quem tenha de ficar de fora desta primeira fase por motivos diferentes. Vamos por partes.
Por agora, são sete os ausentes, mas Mehdi Taremi, que esteve ao serviço do Irão, está em vias de regressar ao Olival, pelo que é possível que possa ficar já imunizado. De resto, Pepe já foi vacinado quando esteve com a Seleção Nacional, na antecâmara do Euro"2020, enquanto Sérgio Oliveira testou positivo em janeiro.
O médio foi um dos vários jogadores apanhados pelo surto que atacou o plantel no primeiro mês do ano. Cláudio Ramos, Francisco Meixedo, Manafá, Fábio Vieira, Carraça, Otávio, Luis Díaz, Evanilson, Romário Baró, Nanu e João Mário foram os outros.
Como é necessário esperar, no mínimo, seis meses entre a recuperação e a vacinação, este intervalo não estará completo para todos já na próxima semana. Por exemplo, Cláudio Ramos voltou aos treinos no dia 14 de janeiro, Fábio Vieira a 18 e Evanilson a 26...
São diferentes os casos de Loum, que ultrapassou a infeção em dezembro, e de Diogo Costa, que recebeu alta em abril. Mas claro que todos, a seu tempo, serão imunizados.
De volta aos internacionais, Uribe vacinou-se em junho, no estágio da Colômbia, mas a seleção argentina, de Marchesín, declinou fazê-lo. O guarda-redes estará domingo na final da Copa América, pelo que ainda falta para se juntar aos companheiros portistas. O mesmo se aplica a Tecatito Corona, que igualmente amanhã dará o pontapé de saída na Gold Cup, ao serviço do México.
Entretanto, nas redes sociais do clube, Otávio apelou aos maiores de 25 anos para agendarem a vacinação.