Após o título de 2018/19, águias perderam 50 de 87 jogos (57,5%) no futebol e cinco principais modalidades.
Corpo do artigo
A derrota na final da Taça da Liga, frente ao Sporting, foi já a quarta consecutiva do Benfica esta temporada diante dos rivais e demonstra aquela que tem sido uma realidade recente para o clube da Luz nos confrontos ante leões e dragões.
Isto porque os principais adversários têm subjugado as águias não só no futebol, mas também nas cinco principais modalidades de pavilhão: o andebol, o basquetebol, o futsal, o hóquei em patins e o voleibol.
Aliás, à exceção desta última, onde o domínio encarnado é claro, nas restantes os problemas têm sido evidentes. E olhando ao desempenho do Benfica frente a Sporting e FC Porto no desporto-rei e nas outras cinco modalidades desde 2019/20, logo após a última conquista do campeonato de futebol pelas águias, em 2018/19, sob o comando de Bruno Lage, o pesadelo fica bem claro: em 87 jogos, são 30 vitórias, sete empates e 50 desaires. O clube da Luz perdeu mais de metade das partidas (57,5 por cento), vencendo apenas pouco mais de um terço (34,5 por cento). Fazendo a análise apenas a esta temporada, que se segue à detenção de Luís Filipe Vieira e consequente saída da presidência, levando à ascensão de Rui Costa, o registo é ainda pior. Nos 15 encontros disputados nestas seis modalidades frente aos rivais as águias ganharam apenas três (20 por cento). As derrotas são já, após a última, na Taça da Liga, 12, ou seja, 80 por cento.
A modalidade em que os benfiquistas mais têm sofrido tem sido o andebol, onde, desde 2019/20, perderam dez em 12 encontros, ou seja, 83,3 por cento dos desafios, vencendo apenas dois (16,7%). O basquetebol, onde defrontam apenas o Sporting, também tem sido um problema. São 77,8% de desaires (14) em 18 jogos - e diante do Sporting são nove derrotas consecutivas. No sentido contrário, o voleibol é a modalidade que se destaca pela positiva: em 12 jogos contra o Sporting venceu 11.
Quanto ao futebol, desde 2019/20, os benfiquistas disputaram 15 clássicos, vencendo apenas quatro (26,7%), empatando dois e perdendo nove (60%). Esta época, foram só desaires: são quatro seguidos - com três golos marcados e 11 sofridos - e pior neste milénio só os cinco em 2015/16, com Rui Vitória, que venceu o sexto, ante o Sporting, na Liga. Ao Benfica faltam agora mais dois, com Sporting e FC Porto, ambos na Liga.
No que diz respeito a títulos disputados com os rivais, o Benfica ganhou apenas quatro desde 2019/20 (um no futebol) e perdeu dez (três no desporto-rei). Esta época conquistou um, no voleibol, e perdeu três, um deles a Taça da Liga de domingo.