Equipa de José Peseiro é uma das que têm menos pontos depois da viragem do campeonato. Pior só mesmo o Feirense.
Corpo do artigo
A derrota na Luz confirmou que o Vitória é uma das equipas que estão a fazer menos pontos na segunda volta. Nos 11 jogos realizados após a viragem do campeonato, a equipa vimaranense somou apenas dez pontos, tantos como o Estoril, e só com um adversário em piores condições, já que o Feirense contabilizou seis. Ou seja, com a pontuação apenas da segunda volta, o Vitória estaria a lutar para não descer de divisão.
Números preocupantes e que ainda podem ser retificados até ao fim do campeonato, embora isso exigisse uma transformação radical em relação ao que tem sido norma esta temporada. De resto, todos os pontos da segunda volta foram conquistados no Estádio D. Afonso Henriques (três triunfos e um empate), confirmando-se também que os vitorianos apresentam uma das pontuações mais baixas quando jogam como visitantes. Na última temporada, o cenário foi bem diferente, já que a equipa orientada por Pedro Martins terminou a prova como a segunda equipa com mais triunfos fora de casa (10), só atrás do Benfica (11).
Numa época com mais aspetos negativos do que positivos, ainda assim a equipa conseguiu fazer bem mais pontos durante a primeira volta (23), dando a ideia de que na segunda metade haveria margem suficiente para melhorar o registo e aproximar-se dos lugares de acesso às competições europeias. No entanto, o ponto de viragem nunca foi verdadeiramente atingido e o clímax negativo chegou com a derrota estrondosa em casa perante o maior rival, precipitando a saída de Pedro Martins. Com 18 pontos em disputa até ao fim do campeonato, só uma prestação muito positiva da equipa minhota daria para igualar a pontuação da primeira volta.