Nacional reforçou a liderança da II Liga portuguesa de futebol, ao bater em casa a Académica por 1-0.
Corpo do artigo
O Nacional reforçou a liderança da II Liga portuguesa de futebol, ao bater em casa a Académica por 1-0, na 32.ª jornada, enquanto Santa Clara e Arouca perderam e Penafiel e Académico de Viseu empataram. Um golo solitário de Ricardo Gomes deu a vitória aos madeirenses, que somam quatro vitórias consecutivas e chegaram aos 59 pontos, aproveitando a perda de pontos dos cinco clubes que os perseguem na tabela classificativa.
Quanto à Académica, que estreou o técnico Quim Machado, sofreu o terceiro desaire consecutivo e caiu para o quinto posto, com os mesmos pontos do sétimo, o Académico de Viseu, depois da vitória do FC Porto B em casa frente ao União da Madeira (2-1), emblema insular que segue em zona de descida.
O Santa Clara, segundo classificado, com 55 pontos, saiu derrotado da visita ao Leixões, que venceu por 1-0, com um golo de Luís Silva, e voltou, três jogos depois, às vitórias, registando o primeiro triunfo caseiro desde 10 de março, para chegar aos 48 pontos, no oitavo posto.
Na receção ao Benfica B, também o Penafiel marcou passo, empatando a uma bola com a formação 'encarnada', sendo que em caso de vitória podia subir ao segundo lugar, de promoção à I Liga.
Ainda assim, o Penafiel subiu ao terceiro lugar, com 54 pontos, os mesmos do Arouca, que podia ter trepado para segundo, mas perdeu em casa com o Vitória de Guimarães B, 10.º classificado, por culpa de um golo de João Correia, já nos descontos.
Em Viseu, o Académico local não foi além de um empate a duas bolas com o último classificado, o Real Massamá, que por duas vezes esteve na liderança do marcador, tendo-se deixado empatar.
A equipa de Manuel Cajuda perdeu a hipótese de subir ao quinto lugar e ficar a dois pontos do segundo, enquanto o Real segue no último, a cinco pontos dos lugares de permanência.
O Famalicão segurou o nono lugar, ao vencer o 'aflito' Gil Vicente por 2-0, com a Oliveirense a bater por 4-2 o 19.º e penúltimo classificado Sporting B.
Os leões, que somaram o 10.º encontro sem ganhar, estiveram a vencer por duas vezes, mas um bis de Riascos, além de golos de Serginho e António Oliveira, ajudaram a equipa da casa a dar a volta.
O Sporting B, que não vence desde 29 de janeiro, na receção ao Real (2-1), única vitória em 2018, continua no 19.º lugar, com 32 pontos, um ponto abaixo da 'linha de água', enquanto a Oliveirense segue num tranquilo 11.º, com 42 pontos.
O Covilhã bateu o Varzim em casa por 2-0 e ultrapassou o rival na tabela, subindo ao 12.º posto e relegando o Varzim para 14.º.