Restam três jogos em nome da honra, mas sobretudo para segurar o terceiro lugar, numa luta aquecida pela visita ao Braga na derradeira ronda. Até ligas com 16 equipas tiveram mais pontos.
Corpo do artigo
Que este será o pior campeonato da era Conceição já se tinha percebido há muito, até porque o treinador tinha feito sempre pontuações elevadas com vários recordes à mistura, mas há outro tipo de registo em causa. Restam três jogos ao FC Porto, fora com o Chaves, em casa diante do Boavista e a deslocação ao Braga e, mesmo que faça o pleno, não foge à terceira pior classificação de sempre do clube desde o início do século. Na melhor das hipóteses, os dragões terminarão com 72 pontos.
Nas 15 edições com 18 equipas, desde 2001/02, pior só mesmo nessa época, com 68 pontos, que valeram o terceiro lugar, e em 2004/05, na que terá sido uma das ligas mais atípicas de sempre: os três grandes tropeçaram tantas vezes que o campeão, Benfica, fez apenas 65 pontos, pouco acima do segundo, FC Porto, com 62. Em boa verdade, refira-se que a melhor pontuação que ainda está ao alcance dos azuis e brancos fica apenas um ponto abaixo da de 2015/16, última edição em que terminaram no terceiro lugar.
A vitória na final da Taça de Portugal, contra o Sporting, garantiria a entrada direta na Liga Europa em caso de perda do terceiro lugar, o que poderia conduzir às pré-eliminatórias da competição
Mas os números assim ditam que este FC Porto não se livra de um pódio nada apetecível, ao contrário do outro, o que terá de defender na tabela classificativa.
E essa, claro, é a grande preocupação e meta possível para os dragões, desafiados também a jogar pela honra e a evitar um cenário ainda pior: ficar fora do pódio. Aí já não é só uma luta contra a história, porque não só Braga e V. Guimarães estão muito perto (menos um ponto e menos três, respetivamente), como a última jornada faz com que os arsenalistas também só dependam deles, ao dia de hoje, para agarrarem o terceiro posto.
A vitória na final da Taça de Portugal, contra o Sporting, garantiria a entrada direta na Liga Europa em caso de perda do terceiro lugar, o que poderia conduzir às pré-eliminatórias da competição. No entanto, seria preciso recuar até 1975/76, muito antes da entrada de Pinto da Costa na presidência, para encontrar a última vez em que o FC Porto terminou um campeonato fora do pódio.
Tudo isto é um contraste fortíssimo com o que tem sido o desempenho na I Liga desde 2017/18. No pior dos cenários, por esta altura, o FC Porto fazia contas para ser campeão. Venceu três títulos, um deles (2021/22) com recorde de pontuação - 91 - e dentro da maior série invencível de toda a história da competição, que chegou aos 58 desafios. Desta feita, depois de seis empates e outras tantas derrotas, a melhor pontuação possível neste momento ficará até abaixo do que o clube fez em quatro campeonatos disputados a 16 equipas, neste século.