Um confronto de predadores: as semelhanças e o rendimento de Ricardo Horta e Taremi
Ricardo Horta soma 15 golos na Liga, menos três do que Taremi. O portista lidera o ranking de remates na Liga, com 80 disparos, e o bracarense surge em quinto, com 68. Mas a percentagem de tiros enquadrados com a baliza de ambos é próxima, na casa dos 43 por cento.
Corpo do artigo
O jogo entre o Braga e o FC Porto também pode ser medido pela comparação entre Ricardo Horta e Mehdi Taremi, figuras ilustres nas respetivas equipas e com rendimentos não muito díspares, ainda que apresentem características diferentes.
Incluídos em sistemas táticos distintos, ambos partem da esquerda para a patrulha de todas as zonas do ataque, à procura de espaços para alvejarem as balizas. Se houver golos esta tarde na Pedreira, há uma boa probabilidade de saírem dos pés do português e do iraniano.
Até há bem pouco tempo, a dupla representava uma séria ameaça para Darwin na corrida para o título de melhor marcador do campeonato, mas entretanto o benfiquista escapou-se (25 golos) e deixou para Taremi (18) e Ricardo Horta (15) a provável discussão pelo segundo lugar.
O peso do português no rendimento do Braga no campeonato (responsável por 32 por cento dos golos da equipa) é bastante superior ao do iraniano no FC Porto (23 por cento da capacidade de finalização dos dragões), mas quando se detalha o total da produção ofensiva, os números são próximos.
Horta faz 2,25 remates por jogo (dá 68 no total, o quinto valor mais alto) e 43,9 por cento dos disparos vão à baliza; Taremi surge com 2,88 remates por jogo (80 no total, o que lhe dá a liderança do ranking) e com uma percentagem de 43,1% à baliza.
A média de faltas sofridas por jogo na Liga Bwin é igualmente próxima (1,18 para o arsenalista e 1,69 para o portista).
Provavelmente sinal das características diferentes dos jogadores, Ricardo Horta destaca-se com o número de assistências para remate (2,12), precisamente o dobro de Taremi (1,06). Um pouco paradoxalmente, o iraniano contabiliza 13 assistências para golo no campeonato, enquanto o português não vai além das cinco.
O jogador do FC Porto tem um valor de mercado de 17 milhões de euros, inferior ao do avançado bracarense, avaliado em 20 milhões.