Uruguaio é um jogador muito pretendido lá fora e Amorim sinaliza que é preciso um substituto se este for embora
Corpo do artigo
Ugarte é, hoje, o jogador do Sporting mais apetecível no mercado. A exibição em Londres diante do Arsenal, jogo onde segurou o meio-campo leonino frente aos líderes da Premier League, foi seguida de perto por emblemas ingleses.
O JOGO sabe que olheiros de Leeds, Newcastle, Wolverhampton e Aston Villa acompanharam o encontro dos leões, diante do Arsenal, em Londres. Leão quer adiar transferência até ter 80 por cento do passe.
Sabe O JOGO que representantes do Aston Villa - também interessado em Pedro Gonçalves -, Newcastle - atento há muito a Gonçalo Inácio -, Wolverhampton e Leeds viram o encontro e referenciaram o médio uruguaio. Sendo precoce fazer contas a uma eventual transferência, Rúben Amorim aproveitou a paragem para as seleções para vincar à Direção leonina a importância do jogador. Ao jeito do que fizera com Matheus Nunes, o treinador pretende manter o atleta e já fez chegar esse desejo a Hugo Viana, diretor desportivo. Caso tal não seja possível e surja uma proposta "irrecusável" - 60 M€ é o valor da cláusula - está identificado que é preciso um novo "6", para garantir o equilíbrio do meio-campo, para onde o técnico deseja também um "8" com maior profundidade que Morita.
Como aconteceu com a contratação de Ugarte ao Famalicão em 2021, para precaver a venda de Palhinha, a ideia do treinador é receber antecipadamente um médio defensivo com experiência, que apresente a capacidade de recuperação de bola do 15 leonino, mas também a sua qualidade a romper linhas com bola no pé. Isto apesar de ter visto reforçada a posição com Tanlongo, de 19 anos, e de ter Essugo, de 18. Morita é também uma carta a utilizar pelo treinador. Passou o teste na primeira mão diante do Arsenal e repetirá o posto diante da Juventus, face ao castigo de Ugarte.
Uruguai: Ugarte foi titular na Celeste num jogo frente ao Japão de Morita
O Sporting detém 70 por cento do passe do jogador e só daqui a 15 jogos, a atingir em 2022/23, terá direito a adquirir mais 10 por cento ao Famalicão por dois milhões de euros. Isso pode ocorrer antes do mercado de agosto encerrar: o leão teria de chegar à final da Liga Europa ou ir às eliminatórias da Champions. Quanto aos restantes 20 por cento, na posse do Fénix, será complicado adquiri-los ao clube uruguaio. Refira-se, também, que a SAD procura assinar um novo contrato com o jogador para lhe subir a cláusula de rescisão para 80 M€.
16067670
Boa exibição a jogar mais subido
Ugarte marcou presença no 1-1 diante do Japão de Morita e foi titular. O jornal "AS" categorizou-o como um "apoio importante" para Fede Valverde. No fim, o médio relevou a boa exibição e explicou que teve espaço para levar a bola e atacar a área, o que não acontece tanto no Sporting.
"Estive um pouco mais solto, com mais liberdade para ir à frente. Essa foi a diferença para o que faço no Sporting. Troquei de posições com o Mati [Vecino] e o Fede [Valverde]. Pisei mais a área. No Sporting, ocupo-me mais da parte defensiva. Jogo há muito tempo à frente dos centrais", disse o centrocampista, de 21 anos, que não fora utilizado no Mundial"2022.
Estou a crescer como jogador. Não sei se foi um dos melhores jogos, mas estou contente por somar minutos. Sinto-me cómodo a jogar em qualquer posição no meio-campo", completou, satisfeito com a exibição.
16069190