Gonçalo Inácio foi utilizado por Roberto Martínez e fez o desejado primeiro jogo por Portugal. Fora chamado duas vezes por Fernando Santos
Corpo do artigo
Gonçalo Inácio cumpriu na quinta-feira o destino de jogar pela Seleção Nacional, meta que traçara desde que subira à equipa do Sporting. O central fora chamado por Fernando Santos, em agosto de 2021, para os jogos oficiais com Irlanda, Azerbaijão e o particular com o Catar, no entanto foi dado como inapto por lesão. Depois, há um ano, foi convocado para o play-off de apuramento para o Mundial, mas não integrou a ficha de jogo nas partidas frente à Turquia e Macedónia do Norte.
Central canhoto segue a trajetória de Matheus Nunes e Nuno Mendes, lançados na alta roda por Amorim, e de Palhinha, Pedro Gonçalves, Porro e Ugarte, internacionais depois de potenciados.
Apesar de ter mantido a titularidade nos leões, de já ter até superado a barreira dos 100 encontros, foi a introdução do esquema de três centrais por Roberto Martínez a abrir a porta ao esquerdino que comemorou em casa (Alvalade) um jogo a titular, sendo o primeiro estreante de Martínez.
Rúben Amorim revelou, em tom de brincadeira, que mete sempre a "cunha" pelos jogadores do Sporting e era determinante para o clube voltar a ter atletas no principal elenco nacional, até para potenciar as vendas. Recorde-se que no Mundial"2022 o Sporting não esteve representado na Seleção, facto inédito nas 18 fases finais (oito Europeus, oito Mundiais, uma Liga das Nações e uma Taça das Confederações) em que participou a equipa das Quinas.
O Sporting não teve qualquer jogador na seleção de Portugal no Catar. Foi a primeira vez que tal aconteceu em 18 fases finais disputadas pela equipa das Quinas.
Inácio dá sequência ao lote de jogadores potenciados por Amorim que se tornaram internacionais como jogadores do Sporting. Os primeiros foram Nuno Mendes, Palhinha e Porro, em março de 2021 quando o leão já seguia embalado para o título. Pouco depois, antes do Europeu, estreou-se Pedro Gonçalves que tinha acabado de se sagrar o melhor marcador da Liga 2020/21. Ugarte chegou ao Uruguai logo após assinar pelos verdes e brancos e por fim foi a vez de Matheus Nunes.
Nuno Santos espera aberta
Ala esquerdo está referenciado por Roberto Martínez, assim como Chermiti e Pote
Nuno Santos, como O JOGO noticiou, está numa lista de jogadores referenciados por Roberto Martínez. O ala tem, contudo, forte concorrência em Nuno Mendes e Raphael Guerreiro, ambos chamados para os primeiros jogos de apuramento. Mas a propensão ofensiva do camisola 11 é um atributo que agrada ao espanhol e que lhe poderá dar uma chance num futuro próximo. O próprio jogador, vendo a solução tática encontrada por Martínez, acredita que o sonho de ser chamado pode ser concretizado.
16070526
Chermiti, atualmente nos sub-19 - um dos 11 leões na Ronda de Elite -, está também referenciado como avançado promissor e o seu crescimento é avaliado de perto, ainda que existam várias opções na Seleção. Na expetativa encontra-se Pedro Gonçalves. O camisola 28 está a caminho dos melhores números pelo Sporting no que toca a participação em golos e, mesmo perante grande concorrência no ataque, está também na equação do selecionador. Paulinho e Trincão, nesta fase, estão mais longe de uma possível chamada à Seleção. Principalmente o extremo tem esse regresso às Quinas como uma meta de carreira. Foi também por isso que voltou para Portugal.
16070201