Vitinha é o jogador da semana da Liga Europa após hat trick ao Saint-Gilloise. Vai ser observado por clubes da Bundesliga no jogo com o Union
Corpo do artigo
Vitinha só precisou de 41 minutos em solo belga para alcançar uma série de números importantes.
Melhor marcador do Braga, à frente de Banza e Ricardo Horta, Vitinha é o máximo goleador da Liga Europa, com quatro golos. Artur Jorge tem trabalhado os movimentos e posicionamentos do jogador.
Com o hat trick conseguido perante o Saint-Gilloise, o camisola 99 passou a ser o melhor marcador do Braga esta época, com um total de sete golos em 13 jogos (ultrapassou Banza e Ricardo Horta, ambos com cinco), e o máximo goleador da atual edição da fase de grupos da Liga Europa, com quatro remates certeiros. E, enquanto fazia a ligação aérea entre Bruxelas e o Porto, ontem, o ponta-de-lança arsenalista foi distinguido pela UEFA com o prémio de jogador da semana da Liga Europa, à frente de Uzoho, guarda-redes do Omonia, Boving, avançado do Sturm Graz, e Veerman, médio do PSV Eindhoven.
O rendimento de Vitinha já não passa despercebido aos grandes clubes europeus e, sabe O JOGO, o internacional sub-21 português vai ser alvo de observação no próximo duelo internacional do Braga, frente ao Union Berlin, na Alemanha.
Vitinha é o melhor marcador do Braga, com sete golos
Depois de ter marcado 14 golos na última temporada, o ponta-de-lança captou a atenção de clubes da Bundesliga devido ao estilo de jogo e à capacidade física, passando a ser seguido com atenção desde essa altura por vários emblemas do principal campeonato alemão. Agora, aproveitando a deslocação dos minhotos ao terreno do Union Berlin, num jogo com um peso importante nas contas do grupo D (arsenalistas têm mais um ponto), muitos representantes de clubes germânicos vão estar atentos à performance do jogador de 22 anos, que recentemente renovou contrato e viu a cláusula de rescisão subir dos 20 para os 30 milhões de euros.
Tendo chegado tarde à formação do Braga, apenas aos 17 anos (antes estava no Águias de Alvite, de Cabeceiras de Basto), Vitinha não esconde algumas limitações técnicas, algo que tem superado com o acompanhamento personalizado por parte da equipa técnica arsenalista. Artur Jorge tem feito um trabalho individual com o jogador ao nível de movimentos e posicionamentos, aspetos que se juntam às caraterísticas principais do ponta-de-lança: capacidade física, remate e mentalidade.
Marca: ponta-de-lança é o quarto jogador do Braga a fazer um hat trick em jogos europeus
Certo é que aos 22 anos, Vitinha já se juntou a um lote restrito de jogadores do Braga, formado por Chico Gordo, Meyong e Lima, únicos que marcaram três ou mais golos num jogo europeu. O goleador do Braga é também o sétimo jogador português mais jovem a conseguir um hat trick nas provas europeias, atrás de nomes distintos como João Félix, Eusébio, Gonçalo Ramos, André Silva, Cadete e Nené, por esta ordem.
15255337
15256171