Trio de baixa dificulta missão: o onze provável do FC Porto para receber o Santa Clara
Impedir série inédita de cinco desaires seguidos é meta imperativa. Nico, Eustáquio e Samu estão suspensos
Corpo do artigo
O FC Porto-Santa Clara deste domingo será, salvo algum imprevisto, o último jogo de José Tavares ao leme da equipa principal dos dragões, mas, antes do regresso à função de diretor da formação, o interino está obrigado a algum “contorcionismo” na elaboração do onze inicial. Eustáquio, Nico González e Samu cumprem castigo, ficando o técnico privado de três peças importantes perante a missão de travar uma marca histórica... pela negativa. Desde que há registos oficiais e completos, os azuis e brancos nunca perderam cinco jogos consecutivos e, este século, só em duas épocas atravessaram séries de cinco partidas sem vencer: em 2016/17, com Nuno Espírito Santo, e no início de 2004/05, era Víctor Fernández o treinador.
Antes da entrada em cena de Martín Anselmi, Josté Tavares tem várias dores de cabeça para resolver no onze. Vasco Sousa é o mais forte candidato ao meio-campo e Deniz Gul aponta à vaga de ponta-de-lança.
Em relação às ausências no meio-campo, abre-se a porta da titularidade a Vasco Sousa, que, quase quatro meses depois, reata a dupla com Alan Varela no miolo. Com Rodrigo Mora ou Fábio Vieira no apoio ao ponta-de-lança, a composição inicial do trio intermediário do FC Porto será inédita.
No ataque, Deniz Gul perfila-se como mais forte candidato a render Samu, embora Namaso, mais experiente, também esteja na corrida. Em todo o caso, o jovem sueco foi lançado a partir do banco nos últimos quatro jogos e aponta à segunda titularidade, depois do duelo com o Moreirense para a Taça da Liga, a 31 de outubro. Gonçalo Borges também bate à porta do onze. Tem a palavra, claro está, José Tavares.
Onze provável do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Tiago Djaló, Otávio e Francisco Moura; Alan Varela e Vasco Sousa; Gonçalo Borges, Fábio Vieira e Galeno; Deniz Gul
Onze provável do Santa Clara: Gabriel Batista; Sydney Lima, Luís Rocha e Frederico Venâncio; Diogo Calila, Pedro Ferreira, Adriano e MT; Vinícius, Alisson Safira e Gabriel Silva