Na última temporada, foi o principal destaque da partida entre o Sporting e o casa Pia, relativo à 27.ª jornada do campeonato. Marcou três golos decisivos no apertado triunfo por 4-3.
Corpo do artigo
Trincão está determinado em abrir um novo ciclo no Sporting e voltar a ter a influência revelada noutros jogos. Recuperado de uma lesão, revelada por Rúben Amorim durante uma conferência de Imprensa, o jogador antecipou o regresso das folgas concedidas pelo treinador para iniciar trabalho em Alcochete.
“O Trincão já vinha com uma pequena dor ali, tem uma lesão, vai recuperar. Ele não disse nada a ninguém, depois nós começámos a perceber que algo não estava bem. Eu, que sou treinador dele, não reparei, mas a verdade é que ele já andava a arrastar uma dor na perna, não disse nada a ninguém. Tem uma lesão e agora vamos ter de limpar”, sublinhara o técnico, explicando também o rendimento menos positivo do atacante esta temporada. “Deu mais sentido a certas coisas, como a baixa de forma, a baixa de rendimento, simplesmente o Trincão não estava nas melhores condições. Quis ajudar a equipa, não se protegeu a ele, protegeu a equipa. É por isso que eu gosto tanto do Trincão. Não só pelo talento dele, mas também pela forma como ele defende a equipa e não se defende a ele próprio.”
Amorim, de resto, tinha dado três dias de folga aos jogadores, mas o ex-Barcelona decidiu reiniciar a preparação mais cedo, depois de ter recebido luz verde do departamento clínico dos leões.
Decididamente, esta tem sido uma temporada complicada para o internacional português. Os números não ajudam a apagar a má imagem: 183’ de utilização (o Sporting já fez oito jogos), relativos a sete presenças em competição, seis no campeonato (cinco como suplente utilizado) e uma na Liga Europa.
Para se ter uma ideia das diferenças para a época transata basta olhar para os números do jogador em 2022/23. Nos primeiros sete jogos dessa temporada foi sempre titular e tinha cerca de 600 minutos nas pernas, dos quais resultaram três golos e uma assistência. No final da época, a sua melhor de sempre, somava 52 partidas, 40 na condição de titular, 13 golos e quatro assistências.
Trincão foi uma das contratações mais caras do Sporting. Em julho do ano passado, os leões anunciaram o acordo com o Barcelona para a transferência do camisola 17. Uma operação que custou aos leões dez milhões de euros por 50 por cento do passe. O Barça, por sua vez, ficou com a opção de recompra do jogador por 20 ou 25 milhões de euros, dependendo do momento em que pretenda acioná-la.
O campeão espanhol, recorde-se, tinha desembolsado 31 milhões de euros na sua aquisição ao Braga.