Só em Guimarães não houve unanimidade no trio de ex-árbitros d"O JOGO nas faltas marcadas sobre Taremi.
Corpo do artigo
Os dois penáltis assinalados sobre Mehdi Taremi frente ao V. Guimarães fizeram correr muita tinta em cima do histórico do avançado.
Em quase três épocas a jogar em Portugal, a primeira delas pelo Rio Ave, o iraniano sofreu 20 faltas na grande área, 11 ao serviço do FC Porto, contabilizando somente as competições nacionais. São números altos, mas dos veredictos dos três especialistas em arbitragem auscultados semanalmente por O JOGO também se extrai uma conclusão clara: no que toca aos jogos pelo FC Porto, só mesmo os dois penáltis assinalados no último domingo não tiveram unanimidade, uma vez que Jorge Coroado entendeu que o guarda-redes Bruno Varela não cometeu qualquer ação faltosa sobre Taremi, tanto no primeiro lance como no segundo.
De resto, nos outros nove penáltis registados desde 2020/21, os três árbitros do Tribunal O JOGO concordaram com a marcação do castigo máximo, ou seja, houve a mesma resposta em 27 opiniões possíveis - três por cada lance ajuizado. Destas 11 faltas na grande área, seis remontam à última temporada e cinco à época atual, na qual além dos dois penáltis assinalados no D. Afonso Henriques foram sinalizados três nos jogos da Liga Bwin frente a Moreirense, Famalicão e Tondela.
Não obstante, na opinião do trio de ex-árbitros e também de forma unânime, ficaram por assinalar cinco penáltis sobre Taremi, todos neste campeonato. Um na visita ao Gil Vicente, um na receção ao Paços de Ferreira, outro frente ao Boavista no Dragão e dois na deslocação a Vizela. Aliás, os dois jogos em casa deram muito que falar justamente por esta questão. Frente ao Paços, Mehdi viu o segundo cartão amarelo por, no entender do árbitro e do VAR, ter simulado um penálti - que de acordo com o "Tribunal" era mesmo falta; já diante dos axadrezados, foi Sérgio Conceição, frustrado, a substituir Taremi depois de vários lances com o iraniano que não mereceram qualquer intervenção da equipa de arbitragem. Já no que diz respeito às competições da UEFA, foram assinalados dois penáltis sobre Mehdi, em casa da Juventus, na época passada, e na visita à Lázio, em fevereiro.
Outro dado que ganha alguma relevância neste tema é o número de toques na bola dentro da área. No que diz respeito aos jogos da Liga Bwin, segundo dados do portal "Wyscout", Taremi lidera a tabela com 136, mais um do que Darwin, do Benfica. Luis Díaz, por incrível que pareça, ainda é o terceiro, somou 130, e Paulinho, do Sporting, vai em 107.