Tribunal dá razão a Palhinha e Sporting exige demissão do Conselho de Disciplina

Palhinha
Miguel Pereira/Global Imagens
Sporting anuncia decisão do Tribunal Central Administrativo do Sul relativamente ao pedido de aplicação de medida cautelar formulado por João Palhinha
Corpo do artigo
O Sporting anunciou esta segunda-feira, através de comunicado, que o Tribunal Central Administrativo do Sul deu razão ao clube de Alvalade no caso Palhinha, que tinha visto a suspensão de um jogo, por acumulação de cartões amarelos, confirmada pelo Conselho de Disciplina.
"A Sporting CP - Futebol, SAD tomou conhecimento da decisão do Senhor Presidente do Tribunal Central Administrativo do Sul relativamente ao pedido de aplicação de medida cautelar formulado pelo seu jogador João Palhinha, julgando-o procedente e suspendendo a eficácia da decisão que lhe aplicara um jogo de suspensão", pode ler-se no comunicado dos leões, que frisam a "celeridade com que o sistema judicial português deu resposta à pretensão do seu jogador" após o recurso apresentado no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).
O Sporting volta também a criticar o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e pede mesmo a demissão do órgão.
"A Sporting CP - Futebol, SAD assinala, contudo, que apesar dessa louvável rapidez, o tempo do futebol profissional não se compadece com a necessidade de reagir judicialmente perante decisões tão clamorosamente ilegais e que comprometem a verdade desportiva. A lamentável decisão do Conselho de Disciplina forçou o jogador a uma reação junto dos tribunais em tempo recorde; forçou os tribunais a decidir também com grande prontidão; mas, pelo meio, forçou a Sporting CP - Futebol, SAD a tomar opções desportivas que a prejudicam seriamente. Não é possível preparar adequadamente um jogo - muito menos um desafio com a importância do de hoje - com este tipo de incerteza. A evidência da situação torna também evidente que este Conselho de Disciplina não tem condições para assumir a importante responsabilidade que é conduzir a disciplina desportiva profissional. Resta, portanto e apenas, o caminho da demissão", atira o Sporting.
Na conferência de antevisão ao jogo com o Benfica, Rúben Amorim assegurou que não contava com Palhinha para o dérbi desta segunda-feira. Contudo, já durante a tarde de hoje, o médio terá voltado à Academia do clube verde e branco.
COMUNICADO
"A Sporting CP - Futebol, SAD tomou conhecimento da decisão do Senhor Presidente do Tribunal Central Administrativo do Sul relativamente ao pedido de aplicação de medida cautelar formulado pelo seu jogador João Palhinha, julgando-o procedente e suspendendo a eficácia da decisão que lhe aplicara um jogo de suspensão.
A Sporting CP - Futebol, SAD recorda que o jogador havia recorrido para o Pleno do Conselho de Disciplina do castigo que lhe fora aplicado em processo sumário, tendo o Conselho de Disciplina notificado a decisão desse recurso na passada sexta-feira, pelas 23h16. E recorda, também, que nesse recurso o árbitro havia admitido, preto no branco, que o jogador tinha sido indevidamente punido com cartão amarelo.
O recurso com pedido de medida cautelar formulado pelo jogador João Palhinha deu entrada nos tribunais horas depois, na madrugada de sábado, às 05h46.
O Senhor Presidente do Tribunal Central Administrativo do Sul notificou o jogador da sua decisão favorável pouco antes das 16h00 desta segunda-feira, a cinco horas e meia do início do jogo.
A Sporting CP - Futebol, SAD congratula-se com a celeridade com que o sistema judicial português deu resposta à pretensão do seu jogador, entre a manhã de sábado e a tarde de segunda-feira, em pleno confinamento geral.
A Sporting CP - Futebol, SAD assinala, contudo, que apesar dessa louvável rapidez, o tempo do futebol profissional não se compadece com a necessidade de reagir judicialmente perante decisões tão clamorosamente ilegais e que comprometem a verdade desportiva. A lamentável decisão do Conselho de Disciplina forçou o jogador a uma reacção junto dos tribunais em tempo recorde; forçou os tribunais a decidir também com grande prontidão; mas, pelo meio, forçou a Sporting CP - Futebol, SAD a tomar opções desportivas que a prejudicam seriamente. Não é possível preparar adequadamente um jogo - muito menos um desafio com a importância do de hoje - com este tipo de incerteza.
A evidência da situação torna também evidente que este Conselho de Disciplina não tem condições para assumir a importante responsabilidade que é conduzir a disciplina desportiva profissional. Resta, portanto e apenas, o caminho da demissão."
