Primeiro jogador transferido entre dragões e culés foi o brasileiro Lucídio da Silva, em 1948
Corpo do artigo
De Lucídio da Silva, conhecido no futebol como "Cabeção", em 1948, a Nico González no último mercado, são oito os jogadores transferidos diretamente entre FC Porto e Barcelona, numa ligação de 75 anos entre dois clubes que têm em comum também a forte identidade regional.
São oito os jogadores trocados diretamente e, curiosamente, foi o FC Porto quem mais "pescou" na Catalunha. O investimento maior, porém, é dos espanhóis à custa de Baía e Quaresma.
Sendo os espanhóis um dos tubarões europeus, não deixa de ser curioso que tenham sido os dragões a contratar mais na Catalunha, com seis jogadores a viajarem de lá para a Invicta e apenas dois a fazerem o trajeto no sentido contrário. Ainda assim, foi o Barça quem mais investiu. Com a contratação de Vítor Baía, em 1996/97 e de Deco, em 2004/05, os "culé" depositaram 27,5 M€ de euros nos cofres portistas que, pelo seu lado, investiram um total de 15,3 milhões de euros para contratarem Aloísio, Quaresma e Nico González. O regresso de Baía foi a custo zero, enquanto que Cristián Tello e Juan Carlos Herédia chegaram na condição de cedidos.
17103549
O pioneiro, como já referimos, foi Lucídio da Silva, em 48/49, cujo montante envolvido é desconhecido. Em todo o caso, tendo sido há 75 anos, o valor não seria significativo. O desconhecido "Cabeção" foi o primeiro jogador brasileiro a fazer uma partida oficial com a camisola do Barcelona, em 1947, tendo depois feito dez pelos portistas.
Seguiu-se o internacional argentino Juan Carlos Herédia, com uma passagem curta pelas Antas: cinco jogos e dois golos. Em 99, numa entrevista, revelou que ganhou mais de 7 milhões de dólares [basicamente o mesmo em euros] na sua carreira, mas perdeu tudo depois de doar 36 casas e 22 carros a outras pessoas. Por problemas financeiros, tornar-se-ia taxista em Córdoba.
17104842
Nos anos 90, Aloísio mudou-se para o FC Porto, onde ainda é o estrangeiro com mais jogos (474). Depois foi Baía a ser vendido em 96, regressando a custo zero dois anos depois. Após a conquista da Liga dos Campeões, os dois clubes "trocaram" jogadores com Deco a sair e Quaresma a entrar. Dez anos mais tarde, os espanhóis emprestaram Tello e, agora, o FC Porto comprou o passe de Nico que amanhã poderá reencontrar equipa onde se formou.
No que diz respeito a treinadores, Bobby Robson deixou os dragões como bicampeão nacional e foi para o Barcelona, levando consigo José Mourinho, onde ganhou uma Taça das Taças.