Thiago Silva: o FC Porto B, a tuberculose em 2005 e ainda a Rússia antes da canarinha

Thiago Silva
Em 2011, ano das declarações agora recordadas, Thiago Silva era campeão italiano e integrava a seleção brasileira, então em competição na Copa América.
Leia também VAR do Santa Clara-Sporting foi suspenso no âmbito do processo Apito Dourado
As dificuldades sentidas por Thiago Silva na sua primeira passagem pelo FC Porto voltaram esta sábado à atualidade, no dia em que o defesa-central brasileiro foi anunciado como reforço dos dragões. As declarações foram proferidas em 2011, numa entrevista ao site oficial da UEFA, quando o jogador representava o Milan.
Na altura, Thiago Silva recordou o impacto da mudança para a Europa e os problemas que marcaram a época 2004/05, então com apenas 19 anos. "A minha chegada ao Porto não foi fácil e tive algumas dificuldades. Falava a mesma língua, mas sentia-me muito só", afirmou. Poucos meses depois, o internacional brasileiro foi diagnosticado com tuberculose, situação que condicionou fortemente a sua integração. "Dois meses depois apanhei tuberculose e nenhum médico sabia ao certo o que se passava comigo", acrescentou.
Durante essa temporada, Thiago Silva treinou e jogou apenas pela equipa B do FC Porto, orientada por Domingos Paciência, atual treinador do Sporting. O próprio explicou que a doença o afastou praticamente do futebol competitivo. "Quase não treinei com o plantel principal, tudo devido à tuberculose. Foi um ano em que quase não joguei futebol. Foi muito triste para mim", recordou, sublinhando que essa fase difícil acabou por marcar o seu percurso pessoal e profissional.
Após deixar o FC Porto, o defesa foi transferido para o Dínamo Moscovo, regressando depois ao Brasil para representar o Fluminense, em 2006. O relançamento no clube carioca abriu-lhe as portas do futebol europeu de topo, com a transferência para o Milan, em 2009. Em 2011, ano das declarações agora recordadas, Thiago Silva era campeão italiano e integrava a seleção brasileira, então em competição na Copa América.

