"Tenho expectativa para ver se vão conseguir competir com o FC Porto e o Benfica"
Os treinadores Carlos Xavier e Carlos Dinis viram um Sporting a ganhar solidez e consistência, com aspetos a melhorar sobretudo na defesa, mas com a organização ofensiva e criação de oportunidades em foco.
Corpo do artigo
O estágio de pré-temporada no Algarve terminou no domingo, com o segundo triunfo seguido, e o balanço é positivo, de acordo com os analistas consultados por O JOGO, os técnicos Carlos Xavier e Carlos Dinis.
A expectativa é de ver em 2020/21 um leão mais forte, maduro e consistente, com um plantel mais equilibrado. Os processos ofensivos estão já mais consolidados que os defensivos, mas ainda é prematuro apontar defeitos a longo prazo, consideram ambos os treinadores.
"Há evolução de jogo para jogo. A equipa está a entender bem o processo e o sistema de jogo. Vi boas indicações e qualidade acima da média", afirma Carlos Xavier, que destacou a maior produção ofensiva: "Há mais gente a chegar à frente, a equipa cria mais oportunidades e assim é mais fácil marcar. É preciso produzir, pois só dominar não chega. Há bons reforços, Pedro Gonçalves e Nuno Mendes entendem-se bem... A defesa é que oscila e é onde durante a época se pode mexer menos. É o sector que enfrenta mais situações complicadas quando a equipa ainda não está em boa forma física. Mas vejo a equipa mais consistente e com ambição, muito mais equilibrada."
Já Carlos Dinis recordou um momento que pode ser chave, já em setembro: "A entrada na Liga Europa poderá ser decisiva para dar autoestima, para não ficar logo tudo em dúvida." Ultrapassada com sucesso a qualificação europeia, a motivação poderá dar um impulso ao trabalho já realizado. "Com a integração dos reforços e a melhoria de alguns jovens, acho que o balanço do estágio é positivo. Houve prestações muito positivas como de Pedro Gonçalves, Nuno Mendes, Tiago Tomás e de Jovane, este último que precisa de algum carinho e de apostar forte nesta temporada - tem de ser mais constante. O processo ofensivo é mais fácil de cimentar, mas ainda é prematuro tirar conclusões. A tendência é para melhorar. O Sporting tem tudo para ser melhor que na última temporada. Há um ano houve alguma imaturidade, e é preciso serenidade e experiência. Vai ser uma equipa mais consolidada, forte e experiente, e mais equilibrada sem lugar a dúvidas. Havia falta de soluções... Tenho expectativa para ver se vão conseguir competir com o FC Porto e o Benfica. Os reforços devem ser fundamentais e os mais novos devem sobressair com eles."