Sul-americano abandona Alvalade com média de 45 embates por temporada.
Corpo do artigo
Está a ganhar cada vez mais força o acordo entre Sporting e Sevilha por Acuña, argentino que está dispensado dos planos de Rúben Amorim e que já nem entrou na lista de futebolistas que o técnico levou rumo ao Algarve, para o estágio de pré-época.
Ao que O JOGO apurou, os espanhóis estão dispostos a oferecer 10 milhões de euros pelo passe do ala, desejo do ex-portista Julen Lopetegui, dois terços daquilo que a SAD leonina pretende (15 M€). Problema? Necessidade de cedências?
Não, porque uma das formas que está a ser estudada para suprir esta diferença são bónus consoante o desempenho do sul-americano, a maioria relacionada com o número de jogos disputados, onde... apresenta números que deixam a administração liderada por Frederico Varandas confiante no sucesso da operação a médio prazo.
Olhando para aquilo que têm sido as três épocas de Acuña em Alvalade, percebemos que somou um total de 135 jogos: 54 na primeira (2017/18), 45 na intermédia e mais 36 na última, o que nos dá uma média de 45 jogos neste período, constando o camisola 9, sempre, como um dos mais utilizados em cada um desses plantéis. A capacidade física - raramente se lesionou e quando ficou de fora foi por apresentar pequenas mialgias de esforço - é um dos cartões de visita do argentino e uma das características que Lopetegui mais aprecia no futebolista do Sporting, para lá de poder em atuar em mais do que uma posição. Nos verdes e brancos chegou para ser extremo, foi adaptado a lateral e em 2019/20 experimentou fazer toda a ala e ainda jogou na linha de três centrais que Amorim trouxe na bagagem.
Regressando à operação financeira que o campeão da Liga Europa está a montar com o Sporting, a maioria dos bónus seriam, então, por esses tais jogos oficiais com o emblema do Sevilha, mas também existindo metas a alcançar mediante o sucesso coletivo daquela equipa, que tem, por exemplo, dado (muitas) cartas na segunda competição de clubes com maior expressão da UEFA - à cabeça, a SAD receberia 10 milhões, mas quase que asseguraria que todos os objetivos fossem cumpridos num prazo pouco distante.
Preparação continua com a ajuda de personal trainer
Afastado dos trabalhos do plantel principal, Acuña tem divido os seus dias na Academia Sporting e as sessões que realiza com Francisco Silva, seu personal trainer, nas zonas circundantes à sua habitação: musculação e resistência têm sido os principais focos dos dias do argentino, que quer estar fisicamente bem quando abraçar um novo desafio. Neste momento, essa nova aventura pinta-se com as cores do Sevilha, clube que também quer ver a pasta resolvida ainda esta semana.