Declarações de Álvaro Pacheco, treinador do Vitória de Guimarães, após o triunfo por 1-0 na receção ao Rio Ave, na 15.ª jornada da Liga Betclic
Corpo do artigo
Primeira parte: "O jogo, na primeira parte, foi muito encaixado. Não conseguimos aproveitar os espaços contra uma equipa muito bem trabalhada, junta há muitos anos, que percebe o jogo muito bem. A sua classificação não corresponde ao futebol que produz. Os nossos médios estavam a ser pressionados homem a homem. Faltou ao Jota e ao Nélson [da Luz] ocupar os espaços desses homens que pressionavam. Na primeira parte, procurámos outras soluções, como o futebol de profundidade e um jogo mais associativo por fora."
Segundo tempo: "Na segunda parte, o Nuno [Santos] entrou e foi muito inteligente na ocupação desses espaços. Criámos dúvidas ao adversário. Fizemos uma segunda parte mais dentro do que pretendíamos. Nos jogos equilibrados, os pormenores podem fazer a diferença. Os meus jogadores estão de parabéns por terem sempre encontrado soluções durante o jogo."
Objetivos: "Estamos a ser capazes de conseguir os nossos objetivos, com mentalidade competitiva, de campeã. Hoje, demos essa demonstração, num jogo muito equilibrado e complicado. Só uma equipa com essa mentalidade conseguiria ultrapassar as dificuldades causadas pelo Rio Ave."
29 pontos: "Acabámos 2023 com um desempenho que nos enche de orgulho [29 pontos], mas, em 2024, temos de continuar o nosso percurso. Temos de estar cada vez mais fortes jogo após jogo e vamos querer fazê-lo no jogo contra o Braga, próximo adversário, para regressar às vitórias fora de casa."