Taremi é o maior artilheiro da era Conceição e entrou em lista restrita do FC Porto
O golo de Taremi na Luz foi o 50.º pelo FC Porto na Liga. Só mais quatro estrangeiros lá chegaram
Corpo do artigo
Não há Ramadão que impeça Taremi de fazer a diferença e, à semelhança dos anos anteriores, o avançado tem conseguido "alimentar-se" de golos. 2023 até não está a ser de grande produção, mas o iraniano foi à Luz confirmar a cambalhota no marcador, na sexta-feira, e, com isso, atingiu a meia centena de golos pelo FC Porto no campeonato nacional.
Na história dos dragões são apenas 18 os jogadores que atingiram a meia centena de golos na principal prova. Iraniano apanhou, ainda, Marega e Falcao e já está no top-5 dos maiores goleadores portistas.
A cumprir a terceira temporada no Dragão, o avançado torna-se assim no 18º jogador em toda a história dos portistas a alcançar esse feito e apenas o quinto se reduzirmos a lista aos jogadores estrangeiros que representaram o clube em quase 130 anos. Medhi entrou num lote bem restrito onde, como se pode ver na infografia, se encontram Marega, Hulk, Jackson Martínez e Mário Jardel. Este último só precisou de 57 jogos para atingir a meia centena de golos. Taremi levou 93, mas ainda assim foi mais rápido do que Marega (125).
Juntando todas as competições, este foi o 72.º golo de Taremi com a camisola do FC Porto o que lhe permitiu apanhar, de uma vez, Marega e Falcao no quinto lugar dos maiores goleadores estrangeiros de sempre do clube. Está, agora, a apenas dois de Madjer, que deixou o clube com 147 jogos e 74 golos. Conforme O JOGO já escreveu, o desafio de Mehdi para o que resta da temporada - seis jogos do campeonato e dois ou três da Taça de Portugal - é chegar ao pódio dos artilheiros, mas para isso ainda terá de fazer mais cinco golos, o que lhe permitirá igualar o registo de Hulk. Sábado, refira-se, não terá oportunidade de faturar frente a uma equipa (Santa Clara) a quem já marcou três vezes, porque está castigado.
16157425
O maior artilheiro de Conceição
Ao quarto jogo, Taremi passou, finalmente, a ser o maior goleador da era Sérgio Conceição no FC Porto. O iraniano apanhou Marega, que fez 71 dos 72 golos pelos dragões com o atual treinador, quando faturou diante do Estoril, a 10 de março, e precisou de quase um mês para bater o registo do maliano, depois de ficar em branco na receção ao Inter de Milão, na visita a Braga e na partida com o Portimonense. O pódio dos artilheiros nas quase seis temporadas de Conceição encerra com Tiquinho Soares que saiu para a China com 52 golos.
16157367