Clubes formam fila para levar o médio, que já recusou hipótese de seguir para França. Momento é de ponderação
Corpo do artigo
O tempo e o rendimento elevado são trunfos cada vez mais fortes no naipe negocial de Uribe, que saiu do clássico com o Benfica, de sexta-feira, com a cotação em alta. Se a fragilidade do contrato com o FC Porto, que termina no final desta temporada, já era motivo suficiente para atrair alguns pretendentes, o golo e o desempenho na Luz colocaram vários clubes a fazer fila para tentar levá-lo.
Exibição no clássico com o Benfica aguçou ainda mais o interesse no colombiano, que nos últimos dias foi abordado por agentes no sentido de rumar a... Itália. Vantagem negocial dificulta (muito) a renovação.
Segundo o portal "Jeunes Footeux", o Marselha seria um dos emblemas interessados em garantir o colombiano como jogador-livre, à semelhança do que havia feito com Mbemba no verão de 2022, mas O JOGO sabe que a resposta à primeira abordagem foi negativa. Os valores sugeridos não foram assim tão diferentes dos apresentados pelos dragões para renovar e a pouca competitividade do campeonato, em que o Paris Saint-Germain tem sido rei e senhor nos últimos anos, contribuiu para a rejeição.
São os dias que restam para o fim do contrato assinado por Uribe com o FC Porto em 2019. O médio, recorde-se, já pode comprometer-se livremente com outro clube.
Por mais pressa que algumas equipas tenham em passar já para o papel um compromisso para a próxima época, o momento é de ponderação para Uribe. O centrocampista não está contratualmente ligado a qualquer empresário, como já explicámos oportunamente, e isso tem aberto a porta ao aparecimento de vários representantes com propostas oriundas de diferentes latitudes. Ao que o nosso jornal apurou, uma das mais recentes foi proveniente de Itália, de onde lhe acenaram com 14 M€ por três temporadas. Um valor bastante atrativo e que dificulta (muito) uma derradeira tentativa do FC Porto em prolongar o vínculo com o futebolista de 32 anos, evitando, desta forma, uma saída a custo zero em junho.
Minutos: os 3422' que Uribe leva em 22/23 fazem dele o mais utilizado do plantel
Ainda que os números atirados para cima da mesa possam ajudar a fazer pender os pratos da balança, Uribe está disposto a esperar pelo aparecimento do projeto certo. Continuar na Europa, de onde também terá recebido contactos informais de agentes com o objetivo de o levar para o Atlético de Madrid e o Fulham, está no topo das preferências. Contudo, o médio mostra abertura para conversar com clubes de outros pontos do globo. A prova disso foram os contactos com o Flamengo, que assumiu publicamente as tentativas para o contratar, pela voz do vice-presidente para o futebol, Marco Braz. De resto, Matheus tem também em carteira a possibilidade de dar continuidade à carreira no Médio Oriente, onde o dinheiro não é propriamente um problema. Certo, porém, é que ao dia de hoje ainda não tem nada assinado com ninguém e o FC Porto mantém a expectativa.
Golos: o médio está apenas a um de atingir a melhor marca pelo FC Porto (cinco)
No onze ideal dos sul-americanos
O desempenho de Uribe no Estádio da Luz valeu-lhe também a nomeação para o onze ideal de sul-americanos a jogar na Europa desta jornada. "O centrocampista "cafetero" marcou o seu terceiro golo no triunfo frente ao Benfica (2-1) no clássico de Portugal. Com a vitória, os dragões reduziram a distância para o topo da tabela para sete pontos", pode ler-se no portal da "Gol Caracol".
Emiliano Martínez (Aston Villa), Facundo Medina (Lens), Caio Henrique (Mónaco), Molina (At. Madrid), Martinelli (Arsenal), Vinícius Junior (Real Madrid), Igor Paixão (Feyenoord), Messi (PSG), Julián Álvarez (Man. City) e Gabriel Jesus (Arsenal) completam a equipa.
16154925
16155330