Taremi já fatura e Andrade mostra serviço: tudo sobre o segundo ensaio do FC Porto
Ao segundo ensaio, o FC Porto voltou a ganhar (3-1), mas começou a perder com a Académica. Zaidu, Fernando Andrade e Mehdi deram a volta.
Corpo do artigo
O segundo ensaio do FC Porto na pré-época terminou, de novo, com um triunfo, mas desta vez com reviravolta no resultado.
13936527
A equipa de Sérgio Conceição recebeu a Académica no Olival para um jogo-treino à porta fechada e venceu por 3-1, com golos de Zaidu, Fernando Andrade e do recém-chegado Mehdi Taremi, em resposta ao disparo certeiro de Dani. À exceção de Tomás Esteves e Romário Baró (ambos no boletim clínico, em gestão de esforço), todos os jogadores foram utilizados pelos azuis e brancos.
Tratou-se do segundo jogo de preparação para ambas as equipas e, em relação à partida de sábado, com o V. Guimarães B, o treinador do FC Porto procedeu a três trocas no onze que deu o pontapé de saída: Fábio Cardoso rendeu Mbemba, Carraça jogou a meio-campo, no lugar de Loum e, na frente, Francisco Conceição alinhou à direita, por troca com Fábio Vieira. Num plano teórico, o esquema oscilou entre o 4X2X3X1 e o 4X4X2, com Carraça e Bruno Costa a resguardarem o apoio de Otávio a Toni Martínez. A Briosa, que ontem foi orientada pelo preparador físico Fernando Morato - Rui Borges está a completar o nível III do curso de treinador, em regime de internato - foi para o intervalo a vencer, graças a um golo de Dani Costa, na conversão de um penálti (38") que castigou uma falta sobre Jonathan Toro.
Impacto: Medhi apresentou-se na terça-feira e, no dia seguinte, já mostrou serviço
Desta feita, os dragões não divulgaram vídeos de todos os golos, mas mostraram duas jogadas referentes à primeira parte: um remate de João Mário, de pé esquerdo, ao lado, depois de ter fletido da direita para o centro e uma arrancada de Manafá com tabela em Toni Martínez, travada à boca da baliza por um corte de um defesa da Académica.
O que também se viu foi a jogada do empate, aos 48", já com uma equipa praticamente nova ensaiada por Conceição. Vitinha deu apoio no início da construção até Marcano levantar a cabeça e detetar a desmarcação de Fernando Andrade: o avançado brasileiro, testado a ponta-de-lança, recebeu o passe longo nas costas da defesa e solicitou a entrada veloz de Zaidu na área. Em dois toques, o lateral-esquerdo nigeriano passou por dois adversários e bateu Mika. Andrade já fizera uma assistência na partida anterior e acentuou o impacto no teste de ontem. Foi ele quem, aos 55", na recarga a um remate de meia distância, colocou o FC Porto na frente. Ainda houve mais mexidas nos azuis e brancos, com oportunidades para Meixedo, Evanilson e Taremi. Este último só integrou os trabalhos na terça-feira, mas foi a tempo de deixar marca ontem. Desta vez, foi João Mário a ser derrubado na área, por Mika, e o internacional iraniano não desperdiçou desde os 11 metros.