Ex-Portimonense foi bem mais influente do que Sarabia, quando o espanhol passou pela posição. Com o Boavista não vai haver Paulinho (castigado), e o brasileiro e TT podem entrar nas contas de Amorim
Corpo do artigo
Tabata foi o destaque maior do Sporting na derrota por 4-2 contra o Ajax. Fez um golo de inegável qualidade técnica, o primeiro da época, e uma assistência para Nuno Santos, que valeu o 1-1.
Convenceu contra o Ajax e deixou indicações de que pode lutar com Tiago Tomás por vaga no ataque
Brilhou, ganhando pontos para ter mais oportunidades, quem sabe novamente a titular, pela terceira vez na época, já no sábado diante do Boavista, uma partida em que Paulinho não será opção, uma vez que viu o quinto cartão amarelo na Liga ante o Benfica.
Diante dos de Amesterdão, Tabata conseguiu assistir para dois remates perigosos e fez 22 passes certos. Desses, dois foram em profundidade (66,6%), dois certeiros para a grande área (50%) e sete para a frente com sucesso. Ganhou seis de 14 duelos ofensivos e teve 86 ações na partida. O brasileiro, de 24 anos, em 90 minuto, teve uma muito maior participação em jogo do que Sarabia quando este alinhara a falso nove: fez 33 minutos no final do jogo com o Besiktas (4-0) e 69" contra o Famalicão (2-1), na Taça da Liga. Num raio-x O JOGO, Sarabia só derrotou Tabata no sucesso nos dribles, porém ficou aquém do que o ex-Portimonense entregou à equipa na construção de jogo, lançando contra-ataques e potenciando dois golos.
Apesar de Rúben Amorim não optar muitas vezes pela solução de falso nove, isto porque Paulinho pegou de estaca desde que chegou no inverno de 2020/21, a opção poderá ir a teste com o Boavista. Tabata deu resposta contra o Ajax, depois das boas exibições que fizera na pré-época a médio-centro, posição por onde não passou em jogos oficiais, mas a polivalência já lhe permitiu jogar como extremo e ala direito.
No ataque, e para acompanhar os intocáveis Sarabia e Pedro Gonçalves, o principal rival de Tabata será Tiago Tomás, avançado que perdeu espaço e que tem sido utilizado maioritariamente no corredor direito. "O Tiago Tomás está muito melhor a segurar a bola. Está cada vez mais parecido com o avançado que nós queremos. No ano passado abusámos no jogo direto para ele e não o deixámos crescer", disse Rúben Amorim, em defesa de TT, em agosto.