Taarabt ganha "peso" com Jesus: mais procurado pelos colegas e eficácia elevada
Perto das 100 ações por partida, algo inédito e bem longe do que fizera em Itália, leva um máximo de quatro assistências esta época. Falta o golo, algo que o técnico já apontou como lacuna
Corpo do artigo
À beira de cumprir o jogo 50 no campeonato pelo Benfica, Taarabt tem-se assumido como peça importante para Jorge Jesus no meio-campo.
Mais procurado pelos colegas, médio faz mais entregas e com elevada eficácia
Nos últimos dez jogos na prova foi lançado em sete como titular por Jorge Jesus, técnico com o qual tem vindo a destacar-se. Mais interventivo e participativo na construção do futebol da equipa do que em anos anteriores, Taarabt tem-se afirmado no capítulo do passe. Mais procurado pelos colegas, assume depois mais peso na organização encarnada, com uma média de 61 passes efetuados, contra os 55,8 de 2019/20, sob o comando de Bruno Lage (e Nélson Veríssimo na fase final da época), e bem distante dos apenas 37,8 realizados por jogo no Génova, em 2017/18 - numa análise feita desde que assinou pelo Benfica e que contempla apenas temporadas nas quais tenha feito pelo menos um terço dos minutos possíveis.
Recuperado no clube por Bruno Lage, depois de o presidente Luís Filipe Vieira ter chegado a dizer que não vestiria a camisola encarnada, Taarabt tem vindo a transformar-se, como ele próprio já assumiu, e veste agora também o fato-macaco. Por isso, soma muito mais duelos defensivos do que fazia em Itália, onde driblava mais e jogava numa posição mais adiantada, com outra liberdade, o que o levava também a perder a posse de bola como não sucede atualmente. Porém, e apesar de agora não virar a cara à luta, mantém a eficácia no passe. Aliás, esta até tem sido afinada. Com mais certeza nas entregas, solicita ainda mais os seus colegas com passes para a frente e para o último terço, revelando maior acerto.
O 49 do Benfica foi lançado a titular na Liga NOS em sete das últimas dez jornadas
Caso seja lançado na receção ao Marítimo, na 25.ª jornada, Taarabt pode atingir uma marca especial, apenas naquela que é a sua sexta época de ligação ao clube, no qual chegou a ter problemas disciplinares. O camisola 49 está mais ligado ao jogo do que no passado, apresentando agora 95,7 ações por desafio, melhor do que as 86,2 na temporada transata, e do que as apenas 68,3 no ano em que mais oportunidades teve no Génova. Tem um registo máximo de assistências, somando quatro, mas peca na finalização, pois está ainda em branco, situação que o próprio Jorge Jesus já apontou como lacuna.
No recente jogo com o Boavista, no qual o médio até colocou a bola no fundo da baliza, em lance anulado por falta, o técnico deixou um lamento. "Ele até já marca pouco...", atirou, contestando a falta que levou à ilegalidade do lance.
Ofereceu um golo por Marrocos
Titular no confronto de terça-feira de Marrocos com o Burundi, de qualificação para a CAN, algo que os "leões do Atlas" já asseguraram, Taarabt destacou-se com uma assistência. O futebolista de 31 anos foi lançado de início por Vahid Halilhodzic - ao contrário do que sucedeu na partida anterior, com a Mauritânia, sendo que o sportinguista Feddal foi desta feita poupado - e nos 90" mostrou a sua apetência defensiva desenvolvida na Luz. Aos 45", roubou a bola a meio-campo e lançou Munir El Haddadi, que aproveitou o espaço para finalizar para o 1-0 final.