Confirmado o cancelamento da prova, reunião desta tarde tocará nas promoções, despromoções e apoios financeiros. Deverá ser marcada uma AG.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro anunciou ontem o reinício da I Liga no fim de maio e a realização da final da Taça de Portugal, mas não falou da II Liga. Confirmou-se que a edição 2019/20 do segundo escalão termina sem as últimas dez jornadas. A Liga marcou para esta sexta-feira à tarde uma reunião com todos os clubes das provas profissionais para definir processos de promoção e despromoção da II Liga, que deverão assentar no mérito desportivo.
Os apoios financeiros aos clubes para que possam cumprir com os jogadores mesmo sem competição serão igualmente debatidos nesta reunião durante a qual será agendada uma AG extraordinária para apreciar e votar o processo de subidas e descidas.
12120667
A decisão de acabar com a II Liga segue a linha das decisões da véspera em relação ao cancelamento das modalidades de pavilhão, andebol, basquetebol, voleibol e hóquei em patins. Até porque, para muitos clubes, seria problemático cumprir as exigências do protocolo sanitário exigido pela DGS, além do elevado custo dos testes, cerca de 35 mil euros a cada clube, quando o encaixe televisivo ronda os 50 mil euros.
O JOGO sabe que que alguns clubes aceitam a decisão, mas outros queriam jogar, alegando que se há condições para a I Liga terminar também haveria para a II Liga. É obviamente o caso do Feirense, atual terceiro, Cova da Piedade e Casa Pia, que estão em lugares de descida, mas também mas também Estoril, Académico de Viseu, Penafiel.