Anísio Cabral (36'), Mauro Furtado (41') e Bernardo Lima (43') foram os autores dos golos. Kelvin Neijenhuis (86') marcou o único dos Países Baixos
Corpo do artigo
A seleção portuguesa de sub-17 derrotou este sábado a congénere dos Países Baixos por 3-1 e colocou-se a ponto da fase final do Euro'2025, após o segundo jogo do Grupo 4 da segunda ronda de qualificação.
Em Vizela, a equipa às ordens do selecionador Bino Maçães desequilibrou nos últimos dez minutos da primeira parte, com golos de Anísio Cabral (36'), Mauro Furtado (41') e Bernardo Lima (43'), antes da reação dos neerlandeses na segunda parte, a valer o tento de honra, marcado por Kelvin Neijenhuis (86').
Face ao empate entre Sérvia e Hungria (1–1) na outra partida hoje realizada, Portugal lidera o grupo, com seis pontos, mais dois do que os sérvios, adversários no terceiro e decisivo jogo, marcado para terça–feira, às 15h00, no Estádio Cidade de Barcelos.
Os magiares, com um ponto, e os neerlandeses, com dois desaires, estão já afastados da fase final do Europeu, que vai reunir os vencedores dos sete grupos de qualificação e a seleção anfitriã, a Albânia, entre 19 de maio e 1 de junho.
A seleção lusa apresentou−se com quatro alterações face ao triunfo sobre a Hungria (2−0), na quarta−feira, e empurrou os Países Baixos para a sua área nos primeiros minutos, acertando no poste direito aos seis, num remate de Mateus Mide.
Depois da quebra de ritmo entre os dez e os 30 minutos, Portugal voltou a acelerar e inaugurou o marcador por Anísio Cabral, aos 36, na recarga a uma primeira tentativa de Mateus Mide.
Autor do primeiro golo, o ponta de lança participou nos golos seguintes, ao efetuar a tabela que permitiu a Mauro Furtado rematar para o segundo, aos 41', e ao acertar na trave pouco depois, numa insistência ofensiva em plena área concluída com o remate certeiro de Bernardo Lima, aos 43'.
Inofensivos na primeira metade, os neerlandeses avançaram no terreno durante a etapa complementar e, depois dos remates para fora de Sean Steur, aos 49 minutos, e Chivano Wijks, aos 81', reduziram por Neijenhuis, aos 86', numa emenda à boca da baliza.