
Lisboa, 25/07/2021 - O Sporting Clube de Portugal recebeu esta noite o Olympique Lyonnais no estádio de Alvalade, em jogo a contar para a 9ª edição do Troféu Cinco Violinos 2021/22. Festejo do golo de Paulinho (3-1) com Pedro Gonçalves (Filipe Amorim / Global Imagens)
Filipe Amorim / Global Imagens
Confira a apreciação individual feita por O JOGO aos jogadores do Sporting na vitória por 3-2 frente ao Lyon, para o Troféu Cinco Violinos.
Adán
Não teve responsabilidades nos dois golos do Lyon e raramente foi chamado a intervir ao longo do jogo. Com bola e nas saídas, mostrou alguma insegurança.
Gonçalo Inácio
Com um grande passe em profundidade assistiu Pedro Gonçalves no segundo golo leonino. Seguro a defender e eficaz nos duelos, ainda dobrou os colegas de sector.
Coates
Perdeu o duelo com Dembélé no primeiro golo do Lyon, mas, depois, estabilizou e foi o verdadeiro líder da linha defensiva com tremenda eficácia na luta com os avançados.
Feddal
Mal posicionado e sem reação no 0-1, esteve bem no resto e até efetuou um corte muito importante, aos 17", para travar um contra-ataque.
Esgaio
Deu profundidade com dinamismo pelo flanco direito e foi competente em quase todas as ações defensivas, a ajudar a fechar ao meio. Sai com nota positiva.
João Palhinha
O trabalho "sujo" na linha intermediária tem sempre competência quando é Palhinha a executar as tarefas. Impressionante a capacidade que mostra nos duelos e a inteligência tática.
Matheus Nunes
Já vários elementos foram testados por Rúben Amorim para "fazer" de João Mário, como aconteceu agora com Matheus Nunes, mas, pelo que se viu neste jogo, o lugar está mais do que bem entregue ao luso-brasileiro. Uma exibição de alto nível no miolo.
Nuno Mendes
Foi conseguindo impor-se mesmo perante uma forte pressão francesa. Seguro com bola, fez uma grande interceção e foi ele quem iniciou a jogada do terceiro golo. Falhou uma grande ocasião antes de sair lesionado.
Pedro Gonçalves
Esteve nos três golos do Sporting, assistindo Paulinho com classe, por duas vezes, marcando o seu golo da praxe num contra-ataque em que foi frio no duelo com Anthony Lopes. Teve mais duas boas oportunidades, não conseguindo, porém, concretizar em situações prometedoras.
Jovane
Nem sempre teve serenidade nas decisões, mas mostrou muita classe com passe de trivela no primeiro golo do Sporting, sendo também decisivo no lance do 3-1.
Nuno Santos
Falhou um chapéu na cara de Anthony Lopes e mostrou qualidade nos ataques rápidos em que foi protagonista.
Rúben Vinagre
Uma grande assistência para um golo que não contou e mais algumas boas investidas pelo corredor esquerdo.
Bruno Tabata
Não teve grandes possibilidades para brilhar nas jogadas em que foi protagonista com bola.
Matheus Reis
Foi aposta como central pela esquerda e até parecia um lateral pela forma como tentou investir pelo corredor com bola.
Gonzalo Plata
Sem registos relevantes nos movimentos ofensivos da equipa leonina.
Tiago Tomás
Marcou na primeira jogada em que participou, mas o lance foi invalidado por fora de jogo e ainda teve mais uma boa finalização.
A FIGURA
Paulinho
Tudo parece fácil a jogar simples
Marcou dois golos à ponta de lança e mostrou argumentos nas diferentes ações ofensivas com e sem bola, combinando várias vezes com os companheiros. Após duas tentativas falhadas, uma delas com mérito para o guarda-redes Anthony Lopes, ainda dentro dos primeiros quinze minutos, marcou o primeiro dos leões numa jogada em que foi servido por Pedro Gonçalves e mostrou perseverança a lutar pela bola. Ameaçou o bis com um belo trabalho individual na abertura da segunda parte, algo que viria a conseguir, com todo o mérito, num remate fácil e com nova assistência de Pedro Gonçalves.
