UM A UM - Análise ao desempenho dos jogadores do Sporting, que venceram o Rosenborg por 2-0, para a Liga Europa
Corpo do artigo
SPORTING UM A UM
Renan 6
Uma noite tranquila com um susto aqui e outro acolá. Na primeira parte esticou-se para defender, sem agarrar, um livre apontado por Soderlund. Na segunda, um par de socos na bola a aliviar centros tensos e uma estirada aos 86", após ver o esférico ir ao seu poste.
Ilori 7
Deu a receita na antevisão garantindo um leão focado na conquista dos três pontos. Depois deu o exemplo com a ajuda dos seus companheiros de eixo, Coates e Neto, fazendo uma exibição de encher o olho para quem gosta de ver como se defende bem.
Neto 7
Se dois centrais estão bem, três bem estarão. O camisola 14 começou por assistir Coates para o 1-0, sacou inúmeras bolas da área e na segunda parte integrou a corporação de bombeiros verdes que apagou os focos de incêndio noruegueses.
Rosier 6
Adgebenro começou por lhe fazer sinal de que a noite poderia não correr bem, mas, com a ajuda de Doumbia e Neto, teve até oportunidade de subir no terreno. Perdeu algumas passadas e fulgor, principalmente na etapa final.
Doumbia 7
Mestria do médio que, com Eduardo ao lado, ajudou o Sporting a ser valente e personalizado na primeira parte. Aos 38", que corte incrível a... lançar Bruno Fernandes para o 2-0. Muitos cortes e cabeça no lugar.
Eduardo 5
Um dos jogos mais apagados que teve desde que veste de leão ao peito. Viveu dentro da bolha de confiança que lhe foi transmitida por Doumbia e tem só um corte digno de registo, perto do minuto 62.
Bruno Fernandes 6
O capitão não foi fantástico, mas apareceu quando mais era preciso. Depois de um remate fraco aos 28", para Hansen agarrar, reapareceu aos 37" e 38", primeiro a falhar na bola e depois a fazer o 2-0, após jogada de contragolpe.
Borja 6
Primeira parte de altíssimo nível, em contraste com uma segunda onde sentiu muitas dificuldades para travar as investidas dos noruegueses. Ainda assim, mérito a sair das zonas de pressão a jogar e a dar abertura no corredor.
Bolasie 5
Experiente e concentrado, foi mais posicional do que agitador, arrastando - e baralhando - a defesa do Rosenborg. Um só remate, aos 15", para defesa complicada de Hansen.
Vietto 7
De batuta na mão, fez tudo e mais alguma coisa: inventou espaços, rematou para o golo, mas Hansen não lhe fez a vontade. Rasgo individual que merecia maior honra.
11484008
Rafael Camacho 6
Entrou concentrado e aos 89" ia marcando um golo... de belo efeito.
Rodrigo Fernandes 5
Estreia europeia tranquila.
Pedro Mendes 5
Um remate ao lado (90"+3").
A FIGURA
Coates 7
Enorme. Coates interpretou na perfeição aquilo que Silas tinha pedido à equipa num esquema de três centrais, imperando no ar, mas também em terra. Foi, contudo, no ataque que começou a escrever a sua história, com um disparo de cabeça (16") após uma assistência do seu colega de eixo, Neto. Na segunda parte, e com o aumento do fluxo ofensivo da formação norueguesa, teve de puxar dos galões e cortar tudo e mais alguma coisa. Foi mais do que uma exibição; foi um autêntico pontapé numa crise pessoal iniciada no arranque da temporada, com penáltis cometidos e autogolos. Este sim, já é o Coates que ajudava a liderar a defesa do leão.