Rúben Amorim festejou apenas um triunfo nas cinco receções de equipas por si orientadas, nas fases a eliminar das provas europeias que disputou (Champions e Liga Europa).
Corpo do artigo
O balanço de Rúben Amorim no que diz respeito a jogos caseiros nas competições europeias não é propriamente animador: em 11 partidas disputadas festejou apenas quatro vitórias, com um empate e seis derrotas averbados.
No entanto, se restringirmos as contas apenas às fases a eliminar das diversas competições da UEFA, constata-se que os resultados são ainda piores, com apenas um triunfo caseiro dos cinco realizados até ao momento.
A única vitória saboreada pelo treinador português no Estádio José Alvalade, no que diz respeito a fases a eliminar, teve lugar frente ao Aberdeen, na sua primeira época completa nos verdes e brancos. Face à pandemia de covid-19, as eliminatórias antes da fase de grupos foram jogadas a um só jogo, com os leões a aproveitarem o fator casa para se estrearem na qualificação da Liga Europa com um triunfo por 1-0 sobre os escoceses. O único tento foi apontado por Tiago Tomás, que um ano e meio depois seria emprestado ao Estugarda, onde ainda se mantém. Da equipa inicial, apenas Adán e Coates continuam a ser opções regulares no onze inicial para o atual treinador.
Na ronda a seguir, que dava acesso à fase de grupos, rolou desde a Áustria uma avalanche de golos que enterrou o leão. 4-1 foi o resultado a favor do LASK Linz, que deixou a equipa menos focada na Europa e mais no campeonato nacional, que viria a conquistar no fim dessa época.
Na Liga dos Campeões da temporada seguinte, depois de um apuramento na fase de grupos, com os mesmos pontos do Dortmund, que foi relegado para a Liga Europa, teve lugar novo descalabro no Estádio José Alvalade, com um 5-0 aplicado pelo Manchester City que não deu qualquer hipótese de reviravolta para a segunda mão (0-0 em Inglaterra). Pep Guardiola até se referiu recentemente a essa "manita", explicando que o City teve a sorte do jogo do seu lado, conseguindo marcar em praticamente todas as oportunidades de golo que construiu. E aproveitou, até, para considerar Rúben Amorim como um dos melhores treinadores da atualidade.
Esta época, a ronda com o Midtjylland também começou mal em Lisboa (1-1), mas o Sporting deu a volta na Dinamarca. Ao serviço do Braga (ver quadro), Amorim também tinha tido uma derrota contra o Rangers.