Ademar esteve presente, em 1979/80, num dos últimos títulos conquistados pelo Sporting na última jornada, e no José Alvalade, aponta o caminho para a conquista do campeonato.
Corpo do artigo
O Sporting saiu da visita ao Estádio da Luz com as esperanças de celebrar o bicampeonato intactas, por via de um empate por uma bola que, ainda que deixe tudo em aberto para a última jornada, coloca os leões numa posição de vantagem relativamente aos rivais lisboetas, dada a superioridade no confronto direto (primeiro critério de desempate).
O cenário em que o Sporting se encontra na atual campanha está longe de ser inédito, uma vez que, no passado, os leões sagraram-se campeões na última jornada do campeonato em oito ocasiões diferentes, ou seja, em quase metade dos títulos nacionais conquistados (20). A última vez em que o Sporting se sagrou campeão na derradeira ronda do campeonato sucedeu na temporada 1999/2000, feito que também alcançou, por exemplo, na época 1979/80, com uma vitória por 3-0 frente ao União de Leiria, na 30.ª jornada, com um golo de Manuel Fernandes e um bis de Jordão.
Ademar, uma das peças importantes da equipa que levantou o troféu nessa campanha, descreveu, em declarações a O JOGO, o ambiente que viveu antes desse encontro determinante, e apontou o caminho para o último jogo desta edição da liga: “Estávamos confiantes, jogávamos em casa, tínhamos um bom ataque e uma boa equipa nesse ano. Tínhamos a confiança de que iríamos ganhar ao U. Leiria em casa, e foi isso que aconteceu. Nesse ano, andámos quase sempre à frente do campeonato com o FC Porto, estávamos habituados a isso, foi uma época em que, ou estávamos em primeiro lugar, ou estávamos empatados na liderança, ou o FC Porto estava um ponto à nossa frente. Foi um ano em que estávamos sempre sob pressão porque estávamos sempre na frente e não podíamos errar. O cenário deste ano é semelhante, o Sporting só pode pensar em ganhar e ir para cima, porque é um título muito importante, há anos que o Sporting não é bicampeão, era fantástico isso acontecer. Está tudo nas mãos da equipa. O Sporting vai jogar em casa, não vai defrontar um rival direto, ainda que o V. Guimarães seja muito bom. O Sporting tem todas as possibilidades para se sagrar campeão em Alvalade. Os jogadores têm de ir para cima, e não pensar noutra coisa que não seja ganhar o jogo, não pode haver a hipótese de empatar ou perder.”
Ademar considerou, ainda, que o empate com o Benfica no Estádio da Luz, no passado sábado, foi um resultado positivo para as aspirações dos leões: “Foi um jogo difícil, com o Benfica a jogar em casa e moralizado. O Sporting tinha vários pontos de avanço na liderança do campeonato quando o Rúben Amorim saiu para o Manchester United, mas o Benfica conseguiu recuperar a distância. Não era um jogo fácil para o Sporting ganhar, o Sporting fez o que tinha a fazer, tinha duas possibilidades a seu favor, ganhar ou empatar, ficou com a última, o empate, que foi muito bom”, explicou o antigo médio que também foi campeão pelos leões em 1981/82.