Sporting: renovação de Bragança na agenda de Varandas e Nuno Santos também na fila

Daniel Bragança
AFP
Daniel Bragança faz parte do grupo de elite e, como já se verificou com outros, irá prolongar a ligação aos leões até 2030. Rui Borges e toda a estrutura do Sporting reconhecem a importância do médio-ofensivo, autor do golo do triunfo diante do Famalicão, minutos depois de ter saltado do banco de suplentes.
Leia também A reação de Nuno Espírito Santo aos episódios com Vinícius Júnior na Luz
A renovação de contrato de Daniel Bragança está também na agenda de Frederico Varandas. O médio-ofensivo do Sporting tem um vínculo até 2027, mas faz parte do plano do presidente dos leões prolongá-lo até 2030, à imagem do que aconteceu recentemente com Pedro Gonçalves, Diomande, Gonçalo Inácio e Geny Catamo, este até 2029.
Formado no Sporting, Bragança é considerado por todos os setores do clube um elemento essencial no plantel. A recente e grave lesão que o afastou durante quase um ano da competição não alterou o estatuto que o jogador goza no Sporting. Bragança é respeitado por todos, jogadores, técnicos e dirigentes.
O médio tem sido utilizado ainda com algumas reservas devido ao longo tempo de ausência da competição, mas já fez estragos, contribuindo, através de um golpe de cabeça (já tinha marcado contra o Casa Pia), aos 82', na sequência de um pontapé de canto, para o triunfo do Sporting diante do Famalicão, na última jornada. Os leões não encontravam a chave para superar os minhotos e, depois de ter saltado do banco de suplentes, Bragança fez o resultado final. O lance não deixou indiferente o treinador: "É um capitão, é um jogador com ADN Sporting, sabe o que é o espírito da equipa, passa para os outros. Está também à procura do seu melhor momento, vem de uma paragem longa, mas está feliz. Conseguiu um golo de cabeça, o que não é habitual, mas é um jogador que é refinado. É diferente do Simões que é um jogador mais de transporte. O Bragança dava-nos mais qualidade no jogo. Além de ser capitão, tem muita qualidade. Feliz por vê-lo a marcar porque é um jogador de coração verde, com ADN Sporting. São jogadores que são queridos pelos adeptos e a energia que passam de fora para dentro é muito importante. Vai ser importante em Moreira de Cónegos, vai ser um jogo difícil e precisamos dessa energia muito própria para conseguirmos passar", disse Rui Borges após a partida.
Recorde-se que, em maio de 2023, o canhoto renovou contrato com o Sporting até 2027, aumentando o valor da cláusula de rescisão dos 45 milhões de euros para os 60 milhões. Desta vez, o valor da cláusula não deverá ser alterado.
Esta é a sexta temporada consecutiva na primeira equipa do Sporting. Depois de ter cumprido a formação no clube, foi cedido por empréstimo a Farense e Estoril. Nestes clubes ganhou consistência competitiva, regressando ao clube do coração para ajudá-lo a conquistar três campeonatos, duas Taças da Liga e uma Taça de Portugal. A melhor temporada de leão ao peito foi em 2023/24, sob o comando técnico de Rúben Amorim. Bragança participou em 47 partidas, marcou cinco golos e fez quatro assistências, tornando-se num elemento essencial para os títulos que a equipa ganhou.
Nuno Santos também na fila
Num patamar diferente, mas tendo igualmente estatuto na equipa, Nuno Santos é outro dos jogadores que termina contrato em 2027. Recuperado de uma rotura total do tendão rotuliano do joelho direito, que o afastou dos relvados durante 15 meses, começa agora a dar os primeiros passos na competição ao mais alto nível. Começou na equipa B, mas já integrou os convocados da principal e participou até no jogo com o Aves SAD, para a Taça de Portugal, atuando durante 43 minutos. A ideia não seria certamente expô-lo durante tanto tempo no primeiro jogo pela equipa principal, mas os leões acabaram por ter de jogar um prolongamento.
Varandas também continua a olhar para a possibilidade de estender o acordo com o canhoto, mas, de acordo com informações recolhidas por O JOGO, nesta fase não tem havido avanços, o que não quer dizer que este dossiê esteja esquecido.

