Frederico Varandas aposta na recuperação da "joia da coroa"
Corpo do artigo
Há histórias que são uma só linha temporal; outras que são um antes e o depois. A que lhe vamos contar é o exemplo da segunda. Mas separa o quê de quê?
"Fizemos mais em nove meses do que se fez nos últimos 16 anos": o desabafo ilustrativo do que a Direção do Sporting acha ser negligência para com o centro de treinos
Separa o que a Direção do Sporting considera ter sido um desinvestimento gritante na joia da coroa - a sua Academia - de um projeto já em andamento e que, em 2022, tem como grande objetivo recolocar a formação do leão no topo. Não ao nível dos melhores, mas... vários degraus acima.
A completar um ano na direção do centro de treinos dos verdes e brancos, Paulo Gomes comandou, em conjunto com o vice para o património, Filipe Osório de Castro, e Tomaz Morais, diretor da Formação e Liderança, uma visita guiada a uma reestruturação orçada em 12 milhões de euros, mas que ainda só se sente paredes dentro.
Da ala da formação à profissional, assistimos a inúmeras transformações que, tal como vincava quem nos guiava, não foram executadas mais cedo pelo foco dos dirigentes estar "noutra opção".
11382942
Comecemos, então, pelos miúdos, que já tanto deram ao Sporting: a área de formação tem concluídas várias medidas, principalmente no que... à mente diz respeito. Do auditório CR7, forrado com o percurso da estrela maior daquela "cantera", passando pelo quadro de bordo em área de passagem e até aos novos gabinetes de trabalho para os sub-19 e sub-23, salta também à vista o mural onde constam os nomes dos 52 futebolistas que voaram da formação para a estreia na equipa principal, motivação suportada, também por outro quadro que enche a parede, o dos títulos.
Dá para 30, mas até ver ainda só tem três (dois de sub-14 e outro de sub-15). "Fizemos mais em nove meses do que se fez nos últimos 16 anos", desabafa, a meio caminho, Osório de Castro, o qual garantiu que um dos seus piores momentos enquanto dirigente do Sporting foi quando percebeu o estado em que se encontrou o centro.
Da glória às máquinas
Andámos por caminhos já navegados, mas com um futuro de desenho diferente - eis a ala profissional! É aqui que os artistas principais passam parte do seu dia: O JOGO chegou ao hall que separa zona de equipamentos e convívio e reparou que ao alto constavam duas tarjas para recordar dois importantes feitos, então da formação comandada por Marcel Keizer.
Há 12 M€ para gastar em três anos, garante o Sporting
Taça da Liga e Taça de Portugal, eternizam-se, até ver, em zona de passagem dos jogadores. Seguimos primeiro até ao balneário, mas dele falemos no fim (ver peça na página seguinte). É a zona de refeições e descontração que merece agora a nossa atenção, primeiro com a reformulação da sala onde se alimentam os craques, com a introdução de televisões que os avisam que tipo de alimentos devem ingerir com o dia da semana.
Ao lado, a sala de jogos, que, onde sempre esteve, mas agora com os nomes de futebolista e staff na parede de entrada. Siga-nos para onde a curiosidade cega, neste caso os banhos, frios e quentes, da ala profissional, hoje de luxo e ligados a um ginásio funcional, com o cunho de João Pedro Araújo, chefe do departamento clínico, que ligou a sala de tratamento à das máquinas. Futuramente, haverá auditório comum através da fusão com o ginásio da formação. Até ver, tudo isto custou quase 2 milhões de euros.
A Academia, inaugurada a 21 de junho de 2002, era um projeto para 50 pessoas e cinco equipas. Hoje é palco para 300 pessoas, 66 das quais atletas residentes
Não é propriamente uma novidade, mas os detalhes... são. O Sporting está em conversações finais para garantir as licenças que lhe vão permitir alargar a sua Academia, projeto que deve ficar "montado" até final do ano. A expectativa dos representantes dos leões é ter o plano de ataque pronto em dezembro para apresentação aos meios de comunicação e iniciar as obras logo no início de 2020.
Grande parte do bolo dos 12 milhões de euros servirá para esta construção, de excelência e que deve incluir pelo menos mais cinco campos. Tudo em prol da formação.
NA ACADEMIA
- Auditório CR7: sala para jogadores e equipa técnica forrada a Ronaldo e palavras-chave do seu sucesso, como "talento" ou "superação".
- "Os melhores nasceram aqui": mural com 52 nomes de quem passou da Academia até à equipa principal. Os últimos foram Camacho, Pedro Mendes e Max.
- Quadro de bordo: desenvolvido pelo Football ISM, está em zona comum e mostra aos mais jovens planeamento de treinos (horas e local), próximos jogos, aniversários da semana e vídeos dos últimos jogos.
- Convívio alargado: sem disciplina o talento não serve para nada" - eis a mensagem, de CR7, presente no espaço remodelado, que também conta com palavras de Miguel Luís, Sebastián Coates, Bruno Fernandes e... Marcel Keizer.
- Sintético substituído: prolongava vida por 10 anos e relatórios clínicos apontavam para possibilidade de lesões com a sua utilização.
O que está feito no futebol profissional
- Hall de entrada: está, agora, forrado com duas conquistas, a Taça da Liga e Taça de Portugal, ambas sob o comando de Marcel Keizer. É uma zona de passagem.
- Quadro de bordo II: também na área profissional há um quadro de bordo - aliás, há dois, localizados em zona de transição entre sectores.
- Parede abaixo: o gabinete clínico promoveu ligação das áreas de tratamento e ginásio. Funcionalidade foi a palavra-chave de ideia levada a cabo por João Pedro Araújo.
- Mega e novo relvado: no defeso levantou-se o relvado que cobre toda a área de treino dos profissionais. Foi desde o primeiro dia após a final da Taça ao início dos trabalhos.
- Sala das botas: posicionada para área de passagem entre balneário e campo. "Deixa tudo em campo pelo Sporting e será recompensado" - é a frase no último corredor.
- Banhos: há duas novas banheiras em sala adjacente ao ginásio. É ali que os atletas fazem águia quente... e fria.
- Refeições: sala remodelada e com televisões que avisam os jogadores sobre o tipo e quantidade de alimentos que devem ingerir a cada dia.
11380069
Tudo mudou no local onde se escreveu uma página negra
Era preciso investir forte na ala profissional da Academia Sporting, principalmente no coração, atacado a 15 de maio de 2018. Depois do episódio negro na história do clube, as mudanças foram pontuais e progressivas no local sagrado para jogadores e equipa técnica; tudo mudou no final da temporada, quando Frederico Varandas promoveu uma alteração profunda daquilo que era uma sala com cacifos antigos, verdes e com um chão em relva artificial.
Tudo isto deu lugar a um espaço futurista, divido entre zona de pequenas massagens e uma área onde os jogadores se equipam, sentados em cadeiras de luxo com luzes embutidas. Ao centro, televisões para que todos possam dar um olho enquanto se equipam para os treinos; em cima, no teto, o lema do Sporting - "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória" - , uma das muitas frases motivacionais que percorrem as paredes deste setor.
Após o 15 de maio de 2018 mudanças foram pontuais, mas passaram a profundas após o final da última temporada
"Deixa tudo em campo pelo Sporting e serás recompensado", lê-se, por exemplo, no caminho entre o balneário e o passeio que dá acesso ao relvado. No final deste corredor, outra mudança, a sala das botas, onde os jogadores se descalçam depois das sessões ou escolhem "cascos" de última hora para os exercícios. Paulinho, quem mais, não quis perder pitada desta parte do percurso e juntou-se a O JOGO, elogiando e respeitando Paulo Gomes, executor da obra prima de Varandas.
A Academia não se preocupa só com quem lá trabalha: na agenda do Sporting está a responsabilidade de criar zonas para que todos possam fazer usufruto do espaço em momentos específicos sem que se misturem águas.
Neste momento, por exemplo, faltam espaços para receber pais dos atletas, tal como os seus empresários; também falta, e essa é uma das ideias dos responsáveis leoninos, um local para que os meios de comunicação social exerçam melhor a sua profissão, ainda que o Estádio Aurélio Pereira, principal campo de jogos do centro verde e branco, tenha sofrido melhoramentos recentes com a introdução de Internet sem fios. Aos poucos, a Academia vai ganhando vida, cor e uma funcionalidade... perdida.