Sporting nos "oitavos" da Champions com recordes de vitórias e golos numa edição

Alisson Santos
AFP
Os lisboetas ainda não tinham vencido fora esta época para a Champions, na qual passam a ter recordes de cinco vitórias, contra as quatro de 2008/09, e de 17 golos marcados, acima dos 14 de 2021/22, sempre em oito partidas, entrando nas eliminatórias pela primeira vez de forma sucessiva.
Leia também Mourinho após Benfica-Real Madrid: "Faço o apelo para que muita dessa gente não se esteja a suicidar..."
O Sporting regressou na quarta-feira aos oitavos de final da Liga dos Campeões quatro anos depois, ao aceder diretamente pelo sétimo lugar na fase de liga, por entre recordes de vitórias e golos numa edição da prova.
Na oitava e última jornada do patamar principal da mais importante prova europeia de clubes, os bicampeões portugueses bateram fora os espanhóis do Athletic Bilbau (3-2), num jogo em que estiveram a perder por duas vezes, mas operaram a reviravolta e triunfaram com um golo do suplente brasileiro Alisson Santos em tempo de compensação, aos 90+4 minutos.
Os lisboetas ainda não tinham vencido fora esta época para a Champions, na qual passam a ter recordes de cinco vitórias, contra as quatro de 2008/09, e de 17 golos marcados, acima dos 14 de 2021/22, sempre em oito partidas, entrando nas eliminatórias pela primeira vez de forma sucessiva.
O Sporting já tinha garantido, na pior das hipóteses, uma vaga no play-off, mas subiu três lugares na oitava e última jornada da fase de liga, fechando-a na sétima posição, penúltima de entrada direta nos "oitavos", com 16 pontos, para repetir as presenças de 2008/09 e 2021/22 naquela ronda.
A vitória em Bilbau, aliada a outros resultados, permitiu à equipa treinada por Rui Borges evitar um play-off em fevereiro, no qual vai estar o rival citadino Benfica, que agarrou já nos descontos o 24.º e último lugar de acesso à fase a eliminar, ao vencer em casa os espanhóis do Real Madrid (4-2) e terminar com melhor diferença de golos - primeiro critério de desempate - face aos perseguidores que também somaram nove pontos.
Além dos "encarnados" e dos madrilenos, recordistas de títulos de campeão europeu (15), os italianos do Inter Milão ou os noruegueses do Bodo/Glimt, igualmente apurados para a fase seguinte, podem defrontar o Sporting nos "oitavos", cujo sorteio será em 27 de fevereiro, após a definição do play-off.
Os encontros dos "oitavos" estão agendados para 10 ou 11 de março e 17 ou 18 do mesmo mês, sendo que os "verdes e brancos" já sabem que vão jogar a primeira mão fora de casa e a segunda no Estádio José Alvalade.
Na condição de anfitriões, os "leões" fecharam a fase de liga com um inédito pleno de vitórias, ao baterem os cazaques do Kairat Almaty (4-1), estreantes na "Champions", os belgas do Club Brugge (3-0) e os franceses do Marselha (2-1) e do Paris Saint-Germain (2-1), campeões europeus e intercontinentais.
O Sporting venceu pela primeira vez um campeão europeu em título na Liga dos Campeões, após quatro derrotas com o Real Madrid em 2000/01 e 2016/17, tendo selado o triunfo da semana passada sobre os parisienses na ponta final do jogo, a exemplo do êxito em Bilbau, o primeiro ao fim de sete partidas como visitante na competição.
Juntando a chegada aos "quartos" em 1982/83, no seu melhor desempenho na então denominada Taça dos Campeões Europeus, os lisboetas passam a ter cinco presenças nas fases a eliminar da principal prova continental de clubes, quatro das quais na era Liga dos Campeões, iniciada em 1992/93.
O Sporting não passou dos "oitavos" em 2008/09 e 2021/22, ao ceder ante os alemães do Bayern Munique (12-1 no agregado das duas mãos) e os ingleses do Manchester City (5-0), respetivamente, e ficou pelo play-off em 2024/25, quando perdeu com os germânicos do Borussia Dortmund (3-0).
Na temporada passada, a Liga dos Campeões substituiu a fase de grupos de 32 clubes e seis jornadas por uma fase de liga com 36 emblemas e oito rondas, na qual os oito primeiros acedem diretamente aos "oitavos" e as equipas situadas entre o nono e o 24.º lugares qualificam-se para o play-off, enquanto as últimas 12 são eliminadas.
Como Benfica e Sporting rumaram ao play-off em 2024/25, devido à 16.ª e 23.ª posições na fase de liga, respetivamente, os "leões" tornaram-se agora o primeiro clube nacional a entrar de maneira automática nos "oitavos" desde a mais recente mudança de formato no patamar principal da prova.
Na 12.ª presença, e segunda seguida, na Liga dos Campeões, os "leões" perseguem os "quartos", patamar falhado na época passada pelo Benfica, bicampeão europeu em 1960/61 e 1961/62, ao ceder frente aos espanhóis do Barcelona, já depois de bater os franceses do Mónaco no play-off.

