Sporting empata com o Saint-Gilloise: confira os destaques e os jogadores utilizados
Igualdade a uma bola frente ao segundo classificado do último campeonato belga.
Corpo do artigo
Um Sporting com várias segundas linhas empatou (1-1) com os belgas do Union Saint-Gilloise, no quinto jogo particular da pré-época e primeiro sob o olhar dos adeptos, no Estádio da Belavista, no Algarve.
No quarto dia do estágio algarvio, e com o mais recente reforço, Francisco Trincão, a assistir ao jogo na bancada, os leões deram melhores indicações nos primeiros 25 minutos e abriram o marcador por Porro, de grande penalidade (19), com resposta de Ross Sykes na segunda parte (50).
Para defrontar os vice-campeões da Bélgica, Ruben Amorim optou por uma equipa recheada de jovens valores, alguns deles ainda sem presença confirmada no plantel principal.
O onze incluiu dois reforços: o guarda-redes Franco Israel e os médios Morita, além de Fatawu, anunciado na última época e que fez o corredor esquerdo no habitual 3x4x3 leonino.
Depois de um início de jogo relativamente equilibrado, o Sporting começou a assumir um ascendente, que se intensificou a partir dos 15 minutos, quando a pressão alta dos portugueses resultou num remate de Marcus Edwards, que o guardião Lucas Pirard defendeu para o poste (16).
Logo depois, o japonês Morita, com um grande passe, descobriu Edwards na grande área e o extremo inglês foi travado em falta para grande penalidade, que o espanhol Pedro Porro converteu para abrir o marcador (19).
O Sporting manteve-se 'por cima' e, aos 25, o ponta de lança Chermiti podia ter aumentado a vantagem, aproveitando um corte errado de um defesa do Saint-Gilloise, mas Pirard defendeu a tentativa com o corpo.
O jogo serenou e as oportunidades escassearam, panorama que mudou no início do segundo tempo, quando Franco Israel evitou um remate de Lapoussin mas, na sequência do canto seguinte, foi impotente para travar o remate de 'ressaca' de Ross Sykes (50).
Ruben Amorim foi refrescando a equipa com mais jogadores, incluindo o reforço Rochinha, que tentou trazer mais velocidade ao ataque, embora sem grandes efeitos num jogo em que o guardião suplente André Paulo ainda se evidenciou, dando o 'corpo ao manifesto' para evitar o golo de Dony (80).
O Sporting, que soma três vitórias e dois empates na pré-época, volta à ação já na quinta-feira, defrontando os espanhóis do Villarreal no Estádio Algarve (21:00).
Jogo disputado no Estádio da Belavista, no Parchal, Lagoa.
Sporting - Union Saint-Gilloise, 1-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
1-0, Pedro Porro, 19 minutos (grande penalidade).
1-1, Ross Sykes, 50.
Equipas:
- Sporting: Franco Israel, Luís Neto, Coates, Nazinho, Pedro Porro, Morita, Mateus Fernandes, Fatawu, Marcus Edwards, Luís Gomes e Youssef Chermiti. Jogaram ainda: André Paulo, Rochinha, Diogo Travassos, Renato Veiga e Dário Essugo.
Treinador: Ruben Amorim.
- Union Saint-Gilloise: Lucas Pirard, Loic Lapoussin, Ross Sykes, Christian Burgess, Van der Heyden, Bart Nieuwkoop, Cameron Puertas, Lazare Amani, Simon Adingra, Dante Vanzeir e Eckert-Ayensa. Jogaram ainda Casper Nielsen, Senne Lynen, Guillaume François, Teddy Teuma, Arnaud Dony, Ilyes Ziani, Viktor Boone, Mohamed Salah e Ismael Kandouss.
Treinador: Karel Geraerts.
Árbitro: Hélder Carvalho (AF Santarém).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Ross Sykes (18), Lazare Amani (24), Fatawu (35) e Luís Neto (75).
Assistência: Cerca de 500 espectadores.
15017415