Em todo o plantel leonino não se encontra um único futebolista que já tenha faturado<br/> num dérbi disputado no Estádio José Alvalade.
Corpo do artigo
Excluindo guarda-redes e alguns jovens que não integram a tempo inteiro o plantel principal, Rúben Amorim conta com um plantel de 22 jogadores, atuais lesionados incluídos, mas, incrivelmente, nenhum destes conseguiu alguma vez marcar um golo no dérbi disputado em Alvalade - e apenas Paulinho, com a camisola do Braga, conseguiu um golo numa receção ao Benfica.
É caso para dizer que este é um leão pouco dado a caçar águias em casa. De resto, o último jogador do clube a festejar um golo caseiro no dérbi foi Matheus Nunes, hoje médio do Wolverhampton, que garantiu o triunfo por 1-0 na época de 2020/21 e ajudou na caminhada rumo ao título de campeão.
São, de resto, apenas quatro os elementos do plantel que sabem o que é marcar num duelo entre os eternos rivais, a saber: Pedro Gonçalves, Paulinho, Nuno Santos e Gonçalo Inácio. Curiosamente, todos eles celebraram no Estádio da Luz, à exceção do último. Na final da Taça da Liga de 2022, em Leiria, o defesa central fez o empate numa partida que o Sporting viria a vencer por 2-1 com um golo de Sarabia.
Melhor marcador do Sporting esta temporada e ainda com hipóteses de lutar pelo troféu de artilheiro da Liga - com 15 golos está a três de Gonçalo Ramos que é o melhor nesta altura -, Pedro Gonçalves já celebrou quatro golos diante do Benfica, três dos quais pelos leões e um ainda no tempo em que vestia a camisola do Famalicão. Pote é, de resto, o último elemento do plantel a marcar às águias, no jogo da primeira volta do campeonato, quando assinou o 2-1 favorável aos verdes e brancos num jogo que terminaria empatado 2-2. O polivalente jogador estreara-se a marcar aos encarnados em 2020, numa derrota por 3-2 dos famalicenses na Taça de Portugal, e um ano depois, já com o título entregue ao Sporting, bisou na Luz. Dois tentos que não evitaram uma derrota por 4-3, mas que seriam decisivos para ganhar a corrida a Seferovic pelo prémio de artilheiro do campeonato.
Nesse mesmo encontro atrás referido, Nuno Santos, um jogador formado no Seixal e que até foi campeão no Benfica, assinou o outro golo dos leões.
Mas o primeiro dos futebolistas do plantel a conseguir um golo ao Benfica foi o nem sempre amado Paulinho. Em 2018, amenizou uma derrota caseira do Braga que perdeu 3-1 com as águias. Na temporada passada, celebrou na Luz um triunfo por 3-1 e deu um importante contributo ao apontar aquele que foi o 2-0 para o Sporting.
Tendo como grande objetivo impedir os festejos do rival neste jogo, se o título não estiver já entregue, o Sporting e Amorim têm consciência que poderão ser obrigados a ganhar para o conseguirem. Exigem-se, por isso, os golos que têm escasseado nos últimos dérbis caseiros da liga: nos últimos dez, os leões totalizaram sete e apenas uma vez marcaram dois.
Marcaram ao rival
Já tirou pontos aos encarnados
Um golo apontado de penálti no dérbi da primeira volta, então a valer o 2-1 para o Sporting no 2-2 final, foi decisivo para os leões roubarem pontos às águias. Pedro Gonçalves também bisou no terreno do rival, numa derrota logo após a conquista do campeonato. Também fez um golo ao Benfica pelo Famalicão.
Pedro Gonçalves
Idade: 24
Posição: médio/avançado
Dérbis: 6
Golos: 3
Minutos: 509
Um só golo em triunfo claro
A história de Paulinho em cinco dérbis conta com um golo apenas, no triunfo da época passada por 3-1 na Luz. Após receber um passe de Matheus Nunes, o avançado bateu Vlachodimos para o 2-0. Antes de chegar a Alvalade, o camisola 20 fez vários jogos contra o Benfica e num deles marcou pelo Braga.
Paulinho
Idade: 30
Posição: avançado
Dérbis: 5
Golos: 1
Minutos: 436
Festejo na casa onde se formou
Formado no Benfica, onde ainda chegou a ser campeão, Nuno Santos marcou pela única vez num dérbi precisamente no primeiro jogo após o título ganho pelos leões que tinham-no contratado ao Rio Ave. Um golo que não evitou uma derrota por 4-3, ainda assim desvalorizada após um jejum de 19 anos.
Nuno Santos
Idade: 28
Posição: ala
Dérbis: 6
Golos: 1
Minutos: 333
Cabeçada rumo a troféu em Leiria
Gonçalo Inácio já saboreou duas vitórias em dérbis e na última foi mesmo decisivo para a conquista de um troféu, no caso a Taça da Liga. Em 2022, quando o Benfica vencia o jogo por 1-0, na sequência de uma bola parada, Inácio subiu mais alto e cabeceou para o empate. Mais tarde, Sarabia garantiu o triunfo.
Gonçalo Inácio
Idade: 21
Posição: central
Dérbis: 5
Golos: 1
Minutos: 450