Se ganhar a sexta vez seguida ao Braga, o técnico iguala Galloway no topo dos mais vitoriosos ante o rival
Corpo do artigo
Rúben Amorim entra em Alvalade no sábado com a possibilidade de apanhar o registo de Randolph Galloway, o recordista em vitórias seguidas diante do Braga.
Britânico foi o único a lograr seis triunfos consecutivos ante os minhotos, estes hoje com um estatuto bem diferente. Pode ser a quinta melhor sequência dos leões ante os arsenalistas
O técnico de 36 anos tem sido avassalador contra a ex-equipa e desde que chegou ao Sporting derrotou os arsenalistas nas cinco vezes que os encontrou, três destas para o campeonato e duas delas fora de casa.
Assim, poderá alcançar 69 anos depois, o pecúlio do inglês, que foi o único a ganhar ao Braga seis vezes consecutivas pelos leões, isto entre 1950 e 1953. Neste século é apenas a segunda vez que o Sporting está com uma série de cinco triunfos perante o Braga, já que de 2012 a 2015, com cinco treinadores diferentes venceu sete vezes, obtendo a quarta melhor sequência contra os minhotos em todas as provas.
Amorim pode conduzir o campeão nacional à quinta melhor série de sempre contra os arsenalistas, desempatando com o período entre 1955 e 1958: é beneficiado pela maior quantidade de jogos entre as equipas - nos anos setenta, o Braga até esteve alguns anos fora do principal escalão -, mas por outro lado há que reconhecer o crescimento dos arsenalistas como aspirante a todos os troféus nacionais o que valoriza ainda mais o feito do técnico.
Começou por ser carrasco leonino
Quando Sporting e Braga se encontram o vencedor é...Rúben Amorim. O técnico de 36 anos começou por causar dissabores aos leões, pois pelo Braga derrotou Silas duas vezes, a primeira na meia-final da Taça da Liga, a segunda no campeonato. Porém, cedo replicou o feito nos verdes e brancos.
Em janeiro de 2021 ganhou por 2-0 na 12.ª jornada do campeonato, levando, 21 dias depois, de vencida a Taça da Liga. Em abril triunfou na Pedreira por 1-0, resultado que encaminhou o título nacional 19 anos depois. Por 2-1 ficaram definidos os marcadores em julho e agosto, com o Sporting a vencer a Supertaça e na 2.ª jornada da Liga 21/22. E sempre a bater Carlos Carvalhal, que desta vez não estará no banco.