Rui Vitória está à beira da pior sequência de derrotas no banco do Benfica e, para a evitar terá de bater um rival habituado a entrar nos seus pesadelos.
Corpo do artigo
Vindo de duas derrotas consecutivas, na deslocação ao terreno do Marítimo e na receção ao Nápoles, Rui Vitória atravessa um dos momentos mais sensíveis desde a sua chegada ao Benfica e está obrigado a responder à adversidade já este domingo, no dérbi de Lisboa. Para já, o técnico dos encarnados igualou a pior sequência de resultados vivida com a águia ao peito - perdeu 2-1 frente ao Galatasaray e 3-0 com o Sporting, em outubro de 2015 - e, no domingo, terá a tarefa de evitar uma sucessão de três derrotas consecutivos, algo que nunca ocorreu desde o início do seu reinado no Estádio da Luz, no início da temporada 2015/16.
Para cumprir essa missão e manter o tricampeão nacional no topo da tabela, algo que, já por si, configura um cenário de pressão, Rui Vitória terá de preparar a equipa para "escapar" à derrota no dérbi frente a um Sporting que tem estado sempre presente nos momentos menos conseguidos da sua carreira.
Desde que chegou ao Benfica, Rui Vitória ainda não conseguiu vencer clássicos no Estádio da Luz : perdeu 3-0 com o Sporting e 2-1 com o FC Porto, na última temporada
Na época 2014/2015, quando o treinador ainda orientava o V. Guimarães, foram os leões que sentenciaram a última sucessão de três derrotas consecutivas, algo que podem repetir no jogo da Luz, sofrida até esta data. À época, João Mário, Adrien, Slimani e Nani apontaram os golos de um triunfo por 4-1 dos lisboetas, após os vitorianos terem sido derrotados por Boavista (3-1) e V. Setúbal (1-0), nas duas jornadas anteriores. Em 2013/2014, o Sporting voltou a estar ligado às duas sequências negativas de Rui Vitória no campeonato: na primeira fechou um ciclo de cinco derrotas consecutivas e, na segunda, abriu uma série de quatro desaires seguidos do V. Guimarães.
Líder das águias não perde três jogos seguidos desde 2014/15, numa série negativa do V. Guimarães sentenciada pelos leões. Em 2013/14, os lisboetas também tiveram influência na pior fase minhota
Recorde-se que o registo do atual técnico do Benfica frente ao Sporting está longe de ser famoso - venceu apenas cinco de 18 jogos frente aos leões -, embora tenha sido uma triunfo frente a esse mesmo rival (1-0 em Alvalade) que o tenha "empurrado" para a conquista do título nacional na sua primeira temporada no banco dos encarnados.