Nova equipa de seis para pensar a formação em conjunto
Corpo do artigo
O Sporting deu esta segunda-feira a conhecer a constituição completa da direção técnica para os escalões jovens do clube.
Depois de, no início deste mês, ter sido nomeado Nuno Figueiredo para o cargo de diretor técnico para o futebol de formação, hoje foram conhecidos os restantes elementos da equipa: Diogo Teixeira é o novo coordenador das equipas sub-14 e sub-15, enquanto Marco Santos passa a coordenar os sub-16 e sub-17, tendo também a seu cargo os projetos especiais. Raúl Ribeiro ocupa agora o cargo de coordenador técnico de desenvolvimento individual, João Spínola o de coordenador técnico de guarda-redes e Ricardo Damas passa a liderar a coordenação técnica do Pólo EUL.
Marco Santos explicou já o funcionamento desta nova organização, que pensará a formação em conjunto.
“A Direção Técnica é constituída por um diretor que está no topo da hierarquia e é responsável por toda a formação. Esta terá um foco muito claro entre sub-23 e sub-19 e a agilização do fluxo de jogadores entre os dois plantéis, juntamente com a equipa B e a equipa principal. Adicionámos também duas pessoas de especialidade, uma de treino de guarda-redes, que coordena todo o processo nessa área, e depois outra dedicada a um programa especial que pretende acelerar do processo de formação do jogador para que este esteja preparado para patamares competitivos superiores mais rápido. Seis cabeças pensam melhor que uma e o facto de termos visões diferentes permite-nos abranger todo o universo da formação Sporting, que é o principal objetivo desta Direção Técnica e desta nova abordagem. Queremos ter mais pessoas a olhar para os jogadores, para as equipas e para o processo de formação. Espero que todos consigam trazer inovação ao Clube e ao processo de formação”.