O 37 falhou o salto à seleção principal. Pior será em janeiro com o torneio Sul-americano de qualificação para Tóquio"2020 em fase decisiva da época que pode ditar ausência com FC Porto, Benfica e Braga.
Corpo do artigo
O sonho olímpico de Wendel precisará da anuência do Sporting, mas tem riscos elevados a acompanhar a desejada valorização do atleta: pode vir a falhar uma fase fulcral da época leonina com jogos contra FC Porto, Benfica e Braga se, em janeiro e fevereiro, participar no Torneio Sul-americano de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio"2020, onde lutará por uma vaga na lista final.
Para já, apesar do médio leonino estar na expectativa de poder dar o salto à seleção principal orientada por Tite, na convocatória de ontem ficou de fora, sendo incluído nos 23 olímpicos de André Jardine (tal como Bruno Tabata, do Portimonense), para jogos a 5 e 9 de setembro em datas FIFA, contra Colômbia e Chile no Pacaembú.
Nestas duas datas a sua participação não representa um problema para o Sporting, até porque são "datas FIFA". Mas os leões podem vir a ficar sem Wendel de forma regular e quase mensal. Haverá ainda uma convocatória para dois amigáveis da seleção olímpica do Brasil na segunda semana de outubro, depois entre 11 e 19 de novembro há a disputa de um torneio em Tenerife (Espanha) contra Argentina, Estados Unidos e Chile.
Participação no Torneio Sul-americano de qualificação para Tóquio"20 pode tirar Wendel dos jogos com FC Porto, V. Setúbal, Benfica, Marítimo e Braga
Depois destas primeiras observações do selecionador olímpico André Jardine, chega a fase decisiva na qual Wendel lutará por uma vaga para Tóquio"2020 - em termos individuais e coletivos. A CONMEBOL recuperou o Torneio Sul-americano de qualificação para os Jogos Olímpicos - que em 1999 tirou Duscher dos leões durante um mês, por exemplo. Assim, de 15 de janeiro a 2 de fevereiro, na Colômbia, dez seleções da América do Sul vão discutir as duas vagas de acesso para Tóquio.
Ora, se Wendel for autorizado pela SAD verde e branca a procurar o sonho olímpico e for à Colômbia, tendo em conta que a seleção se concentrará algum tempo antes, falhará jogos decisivos para o desfecho da Liga: FC Porto (dia 5 de janeiro), Vitória de Setúbal (dia 11), Benfica (dia 18), Marítimo (dia 26) e Braga (dia 2 de fevereiro).
11215908
Na reação à chamada para os jogos de setembro, o médio deixou clara a meta que persegue. "A experiência no Torneio de Toulon foi muito boa e ficou aquele 'gostinho de quero mais'. O meu objetivo é estar nos Jogos Olímpicos no ano que vem. Para isso, tenho que continuar bem no clube, no trabalho do dia a dia. Tenho que agradecer também à equipa técnica e aos meus colegas do Sporting. O sucesso de cada um de nós é o sucesso de todo grupo", afiançou Wendel, citado pelo jornal Lance. A terminar, lançou o jogo de domingo:
"Vamos com tudo para o jogo contra o Braga", rematou.