Grupo de sócios do Sporting mostra-se contra o voto eletrónico à distância e faz apelo

Adeptos do Sporting
Carlos Vidigal Jr. / Global Imagens
O movimento "Hoje e Sempre Sporting" apelou a que a proposta de voto pela internet seja retirada da ordem de trabalhos da próxima Assembleia Geral do clube.
O movimento "Hoje e Sempre Sporting", composto por sete sócios, mostrou-se esta segunda-feira contra a introdução do voto eletrónico à distância nas assembleias gerais (AG's) e eleições do clube, proposta que faz parte da ordem de trabalhos da próxima AG leonina, marcada para 8 de outubro.
Num comunicado, o grupo, do qual fazem parte Afonso Pinto Coelho, Alexandre Guerreiro, João Trindade, Jorge Lopes, José Carlos Estorninho, Roberto Carvalho e Vítor Afonso, lembra que a proposta do voto eletrónico não é uma novidade, tendo sido descartada pelos sócios em 2019.
Com base nas desvantagens que este formato apresenta, o movimento apela ao Conselho Diretivo do Sporting para que retire a discussão do voto eletrónico da ordem de trabalhos da próxima AG e, caso isso não suceda, pede aos restantes sócios leoninos para que votem contra a proposta da sua introdução.
Leia o comunicado na íntegra:
"Como é do conhecimento de todos os associados do Sporting Clube de Portugal, está agendada para o dia 08.10.2023 uma Assembleia Geral do Clube, a qual é composta por 4 pontos na sua Ordem de Trabalhos, sendo que no Ponto 2 se pretende "Apreciar e votar a proposta do Conselho Diretivo para a alteração dos Estatutos, com o aditamento do artigo 44º-A Introdução da possibilidade de voto eletrónico à distância nas assembleias gerais comuns e nas eleitorais, a par do voto presencial já previsto."
O Movimento Hoje e Sempre Sporting discorda do modelo das AG implementado pela Mesa da Assembleia Geral, sendo nosso entendimento que só faz sentido dar início à votação após a apresentação e discussão de cada um dos pontos da Ordem de Trabalhos. Só através do debate de ideias é possível um total esclarecimento dos sócios.
Esta será, com toda a certeza, a AG mais importante desde que este Conselho Diretivo tomou posse, em face do tema em discussão e do impacto que o mesmo terá, já no imediato, na relação entre os sócios e o clube.
Gostaríamos de informar os sócios do SCP que o Voto Universal (voto pela internet), mais não é do que o i-voting, agora com uma nomenclatura diferente, que o Conselho Diretivo tentou implementar em 2019, não tendo avançado porque muitos sócios se manifestaram contra.
Nada nos move contra o voto eletrónico, desde que o mesmo seja presencial e garanta a confidencialidade e intransmissibilidade do mesmo, suportado num comprovativo físico, como aliás se verificou na última assembleia geral eleitoral. E para que não restem dúvidas, o voto eletrónico à distância não permite obter o seu comprovativo físico, pelo que o sócio votante perde o rasto do seu voto, o que impede que se possa fazer uma recontagem imediata, se necessário.
Infelizmente, nas inúmeras experiências com voto pela internet realizadas pelo mundo fora, quer em países, quer em organizações, são múltiplos os problemas verificados, o que coloca em causa a segurança, fiabilidade e transparência deste meio de votação.
O Movimento Hoje e Sempre Sporting defende que todos os sócios com capacidade eleitoral ativa possam exercer o seu direito de voto nos Núcleos, ou em outros locais, de forma presencial e de acordo com critérios a definir, mas sempre assentes nos princípios da confidencialidade, intransmissibilidade e segurança do voto.
Numa altura em que as várias modalidades estão a iniciar a época desportiva 2023/2024 e com a Equipa de futebol sénior masculino do SCP em primeiro lugar na Liga Portugal, precisamos de foco e união, sendo nosso entendimento que a discussão de temas sensíveis e fraturantes, como é o caso do voto pela internet, contribuirão para um clima de divisão, contrário aos supremos interesses do Sporting Clube de Portugal.
Considerando o contexto atual, apelamos ao Conselho Diretivo do SCP para que retire o Ponto 2 da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral do dia 08 outubro. Contamos com a presença em massa de todos os sócios do Sporting Clube de Portugal nesta Assembleia Geral, e, caso o Ponto 2 não seja retirado da Ordem de Trabalhos, apelamos a que votem "NÃO" à proposta de voto pela internet".
17098892
17101604
