Soares e Paulinho festejam de olho na Seleção e só Ronaldo e Aguero fizeram melhor
Paulinho e Soares marcaram em todos os jogos desde o início de 2020, somando cada um cinco. Só Ronaldo e Aguero levam mais (sete).
Corpo do artigo
No tiro ao alvo, Paulinho (Braga) e Soares (FC Porto) são colossais.
Desde o começo de 2020, os dois avançados não têm poupado nenhuma equipa.
Cada um contabiliza cinco golos e não se pense que semelhante registo está ao alcance de qualquer avançado. Entre as 10 principais ligas europeias, só Cristiano Ronaldo (Juventus), Sergio Aguero (Manchester City) e Ciro Immobile conseguiram marcar mais (sete golos) neste período, ainda que o último não o tenha feito de forma consecutiva. Após ter ficado em branco nas últimas três partidas de 2019 (duas contra o Paços de Ferreira e uma com o Benfica), Paulinho só precisou de quatro jogos para chegar aos cinco golos, tantos quantos leva Soares em cinco partidas. Mas avançado do FC Porto está num plano superior em relação ao jogador bracarense na arte de faturar sem parar. Fá-lo desde o jogo com o Chaves (22 de dezembro de 2019), para a Taça de Portugal, contabilizando assim sete golos, apontados, de forma sucessiva, ao longo de seis encontros. E se contarmos os jogos como titular são já nove desafios consecutivos, algo que ninguém na Europa fez.
A outra má notícia para os adeptos arsenalistas é que o ponta de lança dos azuis e brancos, que na recente meia-final com o V. Guimarães se tornou no melhor marcador de sempre do FC Porto na Taça da Liga (sete golos), costuma inspirar-se, como poucos, contra o Braga, sendo este o segundo clube a quem marcou mais golos (oito em sete jogos), depois do Chaves (nove em cinco jogos). Já Paulinho fez o pleno contra o Sporting no que toca a marcar aos chamados três grandes, com a curiosidade de que já o fez por duas vezes contra o FC Porto. A última ocasião, neste caso de má memória para os portistas, verificou-se precisamente na última jornada do campeonato, no Dragão, com o avançado natural de Barcelos a assinar o 1-2 a favor dos bracarenses, quebrando um jejum de 15 anos.
11747657
Nos bastidores, os corações de Paulinho e Soares palpitam, de resto, pelo mesmo: a Seleção Nacional. O avançado do Braga chegou a integrar a lista de 35 pré-convocados de Portugal para o Campeonato do Mundo de 2018, acabando depois por não passar no crivo final de Fernando Santos. Por sua vez, Soares já completou cinco anos a viver e a trabalhar em Portugal e, conforme avançou O JOGO, projetava avançar ainda neste mês com o processo de naturalização. O selecionador tem a palavra.
Soares é mais rápido do que Paulinho
Fazendo contas ao tempo de utilização e aos golos que cada um contabilizam nesta época, ambos se depararam com fases de menor acerto, conclui-se que Soares (15 golos em 1635 minutos) é mais despachado a marcar, faturando, em média, ao cabo de 109 minutos. Com mais minutos somados (2149), Paulinho marca a cada 126 minutos, tendo apontado contra o Sporting, na primeira meia-final da Taça da Liga, o 17.º golo, igualando a melhor marca pelo Braga (2017/18). Por aí, Soares ainda está a sete remates certeiros do seu melhor: 22 golos em 2018/19. Seja como for, ambos parecem embalar para uma época histórica.