"Soares Dias nos Jogos é cartão amarelo às críticas? É mais um cartão branco..."
A equipa de arbitragem liderada por Artur Soares Dias, que vai estar em ação nos Jogos Olímpicos, partiu esta quarta-feira para Tóquio e, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Luciano Gonçalves, presidente da APAF, falou aos jornalistas.
Corpo do artigo
Felicitações: "Antes de mais dar os parabéns ao Artur Soares Dias, Rui Licínio, Paulo Soares e ao Tiago Martins. É mais do que uma nomeação. Pela primeira vez temos uma equipa de arbitragem nos Jogos Olímpicos, no ano em que foram ao Europeu. Mostra o valor que a arbitragem portuguesa tem. Reconhece o trabalho que tem sido reconhecido ao longo dos anos."
Motivação para o futuro da arbitragem? "Sem dúvida. É isso que me faz lutar desde que estou na arbitragem. Tentar demonstrar que somos apenas e somente um elemento do jogo, um atleta que faz parte dos jogos. Como jogadores e treinadores, também temos momentos bons e maus, mas queremos todos fazer o mesmo, que é o nosso melhor. Por é que quero que sejamos vistos de forma igual aos outros."
APAF presente na saída de Soares Dias para Tóquio: "Acredito que todos estes pequenos passos vão ajudar-nos a fazer isso. Pequenos pormenores como estarmos hoje na despedida de um árbitro, é um momento que raramente acontecia. O tempo que vamos passar a parabenizar o Artur, através de canais de televisão e não só, também vai ajudar a isso. Pequenos pormenores que são importantes para a arbitragem."
Importância para a arbitragem em Portugal: "A arbitragem portuguesa precisava disto. Que não seja esporádico, que seja o caminho a seguir de forma a valorizar mais a arbitragem. Temos os melhore árbitros do mundo, os outros, mais credenciados, também têm as suas falhas. Trabalhamos todos os dias para sermos melhores."
Abre a porta a mais conversas entre jornalistas e árbitros? "Pode ser uma abertura para todos nós. Se a estrutura da arbitragem começar a perceber que estes momentos são positivos para que as pesosas fiquem com uma opinião do homem Artur Soares Dias, do atleta que é... Que o próprio futebol mundial comece a olhar de outra forma para este tema."
Soares Dias é o melhor árbitro português de sempre? "Não pode interessar só ser árbitro português ou as conquistas em provas europeias. É um árbitro de excelência, que está num momento fantástico, mas tivemos outros grandes árbtiros, que foram cimentando todo o seu trabalho."
Regresso dos árbitros portugueses aos grandes palcos: "Era um caminho que tinha de ser trilhado. Tive a oportunidade de mencionar isso várias vezes. Temos de perceber o rejuvenescimento que foi feito nos quadros da arbitragem portuguesa. Durante algum tempo, tivemos um vazio de árbitro no grupo de elite. Quero acreditar que nos próximos anos não vamos deixar de ter árbitros na elite."
Sentimento de orgulho: "É emocionante, ficamos orgulhosos, estamos no caminho certo. O árbitro é um atleta de alta competição. Por isso temos uma equipa. Cartão amarelo às críticas? É mais um cartão branco, pelo momento e pelas pessoas que estão a começar a valorizar a arbitragem portuguesa."