Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente, em funcionamento desde 1998, recebeu o internacional português
Corpo do artigo
O defesa português Diogo Dalot visitou, esta quarta-feira, a CAID - Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente, em Santo Tirso, na qual ficou a conhecer as várias valências desta instituição social.
"Fazem um trabalho fantástico, acho que toda a gente devia ter a oportunidade de visitar esta instituição", disse Dalot, que esteve acompanhado pelo pai, após a visita guiada pelo presidente da direção da CAID, Alberto Costa, que é também presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.
Equiparada a uma Instituição de Solidariedade Social (IPSS), a CAID tem como maior objetivo dar resposta à deficiência nas suas diferentes dimensões: reabilitar, formar, incluir/integrar e também apoiar quem padece de tal problema.
A CAID tem 124 utentes, distribuídos por atividades ocupacionais, formação profissional (cozinha, artesanato, artes decorativas ou jardinagem), bolsa de serviços, ação de terapias e, ainda, situação de residência autónoma destinada a jovens sem retaguarda familiar.
A CAID foi criada em 1998 por iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso, contando com a colaboração de entidades e empresários do concelho, entre elas a Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso (ACIST), a associação Sol-do-Ave e a Santa Casa da Misericórdia local.