Pizzi e Vinícius somam 34 tentos em 2019/20. Apenas os 40 marcados por Lewandowski (30) e Gnabry (10) são superiores.
Corpo do artigo
Pizzi e Carlos Vinícius têm sido autênticos sinónimos de golo esta temporada. Juntos, os dois jogadores já levam 34 tentos em 2019/20 - 19 da parte do internacional português e mais 15 do atacante canarinho -, algo que na Europa é quase imbatível.
Entre as 178 equipas que disputam as dez principais ligas da Europa o RB Leipzig tem os seus melhores goleadores com um registo igual ao da Luz: Werner faturou 23 tentos e Sabitzer soma 11
Entre as 178 formações que disputam as dez principais ligas do velho continente só mesmo o Bayern de Munique, beneficiando de um Lewandowski de pontaria afinadíssima, tem os seus dois melhores marcadores com um registo superior ao de Pizzi e Vinícius. O vencedor da última Bundesliga já viu a sua dupla com mais golos (Lewandowski e Gnabry) atingir a marca dos 40 tentos esta época, sendo 30 da autoria do internacional polaco, enquanto o extremo acrescenta mais dez à contagem.
Também na Alemanha surge outra dupla com veia goleadora capaz de igualar os números dos benfiquistas, e numa equipa que o Benfica bem conhece: o RB Leipzig. O vencedor do grupo G (eliminou, a par de Lyon, as águias para a Liga Europa) e atual líder da Bundesliga tem em Timo Werner a sua principal referência no que a golos diz respeito, já que o avançado alemão já leva 23 tentos, enquanto o médio-ofensivo Sabitzer soma 11. Ou seja, marcaram os mesmos 34 que as duas águias.
Com 34 golos, Pizzi e Carlos Vinícius representam 55,7% dos 61 tentos marcados pelo Benfica na presente temporada
Pelo segundo jogo consecutivo, Pizzi e Carlos Vinícius faturaram em simultâneo na mesma partida - algo que já sucedeu por seis ocasiões em 2019/20 (Cova da Piedade, Santa Clara, RB Leipzig, Marítimo, Famalicão e Braga), tendo o Benfica vencido cinco desses seis embates, empatando apenas na Champions -, tendo marcado 15 dos 34 tentos que festejaram esta temporada nesses desafios.
O rendimento da dupla, que contabiliza 55,7 por cento dos 61 tentos marcados pelo Benfica nas cinco diferentes competições disputadas esta época - Rafa e Seferovic são, a par, os terceiros melhores marcadores da equipa, com quatro golos -, é de tal forma impressionante que até jogadores prolíficos como os que fazem parte dos plantéis de Manchester City, PSG ou Barcelona (entre os de maior nomeada no top-10 deste ranking) ficam aquém de Pizzi e Vinícius. Sterling (18) e Aguero (13), melhores marcadores do campeão inglês, têm "apenas" 31 tentos em 2019/20, os mesmos que apresenta a dupla mais goleadora do Gent, formada por Yaremchuk (17) e o ex-portista Depoitre (14). Já as principais referências na finalização dos campeões francês (PSG) e espanhol (Barcelona) ficam-se pelos 29 e 26 golos, respetivamente.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2019/12/oj_vinicius_e_pizzi_20191220144046/hls/video.m3u8
Bruno Fernandes e Luiz Phellype são os rivais que ficam mais perto
Em destaque a nível europeu, Pizzi e Carlos Vinícius deixam por isso bem longe os dois melhores dos rivais Sporting e FC Porto. E é precisamente o conjunto leonino que tem a sua dupla mais goleadora mais perto da marca benfiquista. Bruno Fernandes e Luiz Phellype são as referências no que a tentos diz respeito em Alvalade, somando 21 golos, fruto dos 13 marcados pelo médio e oito pelo avançado brasileiro. No FC Porto a melhor marca são 16 golos, sendo que existe a curiosidade de o topo ser ocupado por três atletas: Zé Luís, Soares e Luis Díaz, todos com oito.