Por preferir o 4x2x3x1, Paulo Turra precisará de mais extremos, por ter apenas dois de raiz
Corpo do artigo
O primeiro compromisso oficial de Paulo Turra como treinador principal do Vitória de Guimarães, amanhã, na receção ao Vizela, acontecerá seis dias depois de ter começado a orientar a equipa. O sistema favorito do novo técnico dos vimaranenses é o 4x2x3x1, conforme acontecia quase sempre no Athletico Paranaense, onde fez uma grande época, somando 25 vitórias em 36 jogos, e no Santos, clube do qual saiu no dia 5 deste mês após uma vitória em sete encontros oficiais.
Jota Silva e Nelson da Luz são os únicos alas com rodagem no atual plantel. Ricardo Mangas ainda vai demorar a regressar ao ativo, mas é uma das alternativas para preencher os flancos.
Com Moreno Teixeira, o Vitória jogava esta época em 3x5x2 - na anterior o preferido era o 3x4x3 - e, com a entrada de Paulo Turra, mesmo que exista a possibilidade de não alterar já radicalmente o esquema no jogo contra a equipa vizinha, torna-se evidente que necessita, por exemplo, de extremos para ter mais soluções do que aquelas que tem com o quadro de jogadores à disposição. Esta necessidade poderá levar a SAD ao mercado que fecha na sexta-feira, dia 1.
Na época passada, Jota Silva fez quatro golos em 30 jogos da I Liga e Nelson da Luz apontou três em 29
No plantel, Turra tem apenas dois extremos de raiz com rodagem: Jota Silva e Nelson da Luz. O primeiro estava a jogar nas costas do ponta-de-lança André Silva e com bons resultados, tendo feito dois golos, de cabeça, em quatro jogos. E o internacional angolano fez o golo do triunfo na receção ao Gil Vicente, no terceiro jogo em que foi utilizado.
16921643
As outras alternativas são André Silva, que na época passada fez vários jogos como extremo - nos Açores, por exemplo, onde marcou um golo no triunfo por 3-1 sobre o Santa Clara -, e Jota Pereira, jogador da equipa B que fez a pré-época com a formação principal, mas ainda não tem ritmo competitivo após uma longa paragem, por lesão. Ricardo Mangas é também uma alternativa, mas, a recuperar de uma lesão, não deve regressar antes do fim do mês de setembro.
Médios criativos beneficiados
O sistema favorito de Paulo Turra poderá beneficiar os jogadores que preenchem a denominada posição 10, como são os casos de João Mendes e Nuno Santos. Estes dois reforços do Vitória para a presente época são médios criativos que têm a capacidade de distribuir jogo e desequilibrar. Contratado ao Chaves, Mendes foi titular nos dois jogos da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência, contra o NK Celje, e entrou nos dois primeiros da I Liga, enquanto Nuno Santos, proveniente do Charlotte FC, da MLS, ainda não se estreou.
16918871