Eliminados do Mundial, Taremi e Eustáquio apresentam-se no Olival. São responsáveis diretos por 30 dos 57 golos da equipa.
Corpo do artigo
Sérgio Conceição prepara-se para receber três reforços, dois deles de peso. Taremi e Eustáquio, como se sabe, já terminaram as respetivas participações no Mundial do Catar e são esperados no início da semana no Olival para retomar os treinos.
Com Taremi e Eustáquio no Mundial e Evanilson lesionado, Sérgio Conceição ficou, nas últimas semanas, sem os responsáveis por dois terços dos golos do FC Porto
O canadiano, aliás, já deu conta nas redes sociais de que iniciou a viagem de regresso ao Porto. A Sérvia de Grujic foi ontem eliminada e o médio também se prepara para voltar a Portugal, embora só deva apresentar-se a meio da próxima semana. No caso dos dois primeiros, além de se tratar de habituais titulares - são o quarto e o sexto mais utilizados pelo treinador -, estamos a falar dos responsáveis, entre ambos, por metade da produção ofensiva do FC Porto esta temporada.
Os números não enganam: Taremi soma 13 golos e sete assistências, enquanto Eustáquio partiu para o Mundial com os melhores registos de sempre da carreira, com cinco golos e outras tantas ofertas para os companheiros. Tudo somado dá 30 golos com a participação destes dois internacionais. E mesmo descontando uma assistência de Mehdi para Stephen e outra em sentido inverso, são 28 participações em golo. O FC Porto leva 57, sendo que dois foram marcados ao Mafra quando o avançado e o médio estavam no Catar. Contas feitas, a dupla Taremi-Eustáquio está diretamente ligada a 49,1% de todos os golos dos portistas. Impressionante...
Iraniano soma 13 golos e sete assistências, o canadiano já bateu todos os registos da carreira com cinco golos e outras tantas ofertas. Ambos voltam ao FC Porto moralizados do Mundial.
O regresso de ambos assume ainda mais importância quando o plantel continua bastante desfalcado, não só por causa do Mundial, mas também devido às lesões. Evanilson continua em tratamento, deixando Toni Martínez como o único ponta de lança disponível. Já agora, se acrescentarmos a produção do brasileiro a esta conta - oito golos e cinco assistências, ainda que três delas para Taremi -, então podemos dizer que Sérgio Conceição tem estado sem dois terços dos golos nas últimas semanas.
No meio-campo, com a partida de Eustáquio, Grujic e Otávio sobraram apenas Uribe e Bruno Costa. Contudo, a má exibição do português contra o Mafra criou um novo problema para Conceição resolver, sendo que para a deslocação a Chaves (quinta-feira, 18h00) não é de prever que os mundialistas estejam em condições de serem titulares. Ainda que regressem moralizados, também vão apresentar-se desgastados fisicamente.
15420897
Mehdi totalista, Grujic fresquinho
As três seleções falharam o objetivo de passar aos oitavos de final do Mundial, mas os três portistas que regressam mais cedo deixam o Catar com sentimentos distintos, olhando às prestações individuais. Taremi brilhou, Eustáquio saiu lesionado e Grujic pouco jogou. Por partes. O iraniano foi totalista nos três encontros, tendo entrado para a história do seu país ao tornar-se o primeiro jogador a bisar num jogo do Mundial. Fez ainda uma assistência. O canadiano foi titular nos dois jogos iniciais e somou 126 minutos. O sérvio só esteve 12" em campo.
15421097