Sérgio Conceição foi o último a sorrir, mas Jorge Jesus ainda tem larga vantagem
Treinador do Sporting só perdeu três dos 13 jogos disputados contra equipas orientadas pelo ex-pupilo.
Corpo do artigo
Jorge Jesus e Sérgio Conceição vão defrontar-se pela 14ª vez, no clássico FC Porto-Sporting, da I Liga, sendo que o técnico dos leões leva vantagem nos confrontos com o antigo pupilo.
Em 13 jogos disputados, Jesus logrou seis triunfos, contra três de Conceição, num historial que regista ainda quatro empates.
Esta época, os dois técnicos já tiveram três duelos, sendo que o atual treinador do FC Porto levou a melhor no mais recente, a 7 de fevereiro, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal (1-0), depois de ter arrancado dois nulos (0-0), no campeonato e na meia-final da Taça da Liga, esta última decidida a favor dos leões, no desempate por penáltis.
A relação de proximidade entre ambos é conhecida e nasceu na temporada 1995/96, quando Jesus orientou Conceição no Felgueiras e apadrinhou a estreia do antigo internacional português na I Liga, a 20 de agosto de 1995. Nessa partida da primeira jornada, os felgueirenses empataram 2-2 com o Chaves, com um dos tentos a ser anotado pelo antigo extremo direito.
Quase duas décadas depois, Jorge Jesus e Sérgio Conceição defrontaram-se pela primeira vez como treinadores. Em 2011/12, o agora técnico dos leões orientava o Benfica, enquanto o treinador do FC Porto dava os primeiros passos no banco, ao serviço do Olhanense.
As águias saíram de Olhão com um nulo (0-0), numa partida que ficou ainda marcada pela primeira e única expulsão do argentino Pablo Aimar na carreira. Na temporada seguinte, Jesus levou a melhor sobre Conceição no jogo da primeira volta do campeonato (2-0), na Luz, e na fase de grupos de Taça da Liga (2-1), em Olhão.
Em 2013/14, já com Sérgio Conceição ao comando da Académica, os encarnados venceram os dois encontros do campeonato por 3-0, mas a série de quatro triunfos seguidos de Jesus sobre o amigo chegaram ao fim em 2014/15.
O antigo internacional luso comandava o Braga, que recebeu e venceu o Benfica na oitava jornada da I Liga (2-1), antes de eliminar as águias nos oitavos de final da Taça de Portugal, em Lisboa, pelo mesmo resultado. Na segunda volta do campeonato, Jesus regressou às vitórias (2-0).
Mais recentemente, na primeira temporada ao leme do Sporting (2015/16), Jorge Jesus venceu o Vitória de Guimarães, de Conceição, por expressivos 5-1, mas cedeu um nulo (0-0) na visita à Cidade-Berço.